Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
JMario96
Contributor
Contributor

VENDAS NOS ÚLTIMOS 12 MESES

Bom dia comunidade!!

Estou com um problema que já venho tentando resolver há dias, inclusive pesquisei muito aqui no fórum mas não obtive sucesso com as resoluções apresentadas pelos colegas.

Tenho um gráfico que mostra as vendas mensais dos produtos aqui da empresa. No entanto, preciso criar um botão que me mostre as vendas dos últimos 12 meses quando eu clicar nele. Exemplo: estamos em julho, o gráfico me mostraria as vendas realizadas a partir de junho do ano passado até junho deste ano.

OBSERVAÇÕES:

Tenho um calendário criado com o seguinte código:

 

Calendario:

replace Load
Date(Data, 'DD/MM/YYYY') As [Data Fat],
Month(Data ) As Mes,
Year(Data) As Ano,
Ceil(Month(Data)/3) & 'º Trimestre' As Trimestre;

Load Date('$(vMenorData)' + Recno() - 1) As Data AutoGenerate (YearEnd(vMaiorData) - vMenorData + 1);

Os dados estão salvos em um arquivo de excel. Ele possui um campo de ano e mês separados, mas não importei estes campos e  preferi utilizar um outro campo chamado "Data Fat", por este estar no formato DD/MM/YYYY .

 

Fico a disposição para informações adicionais. Obrigado!!

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Você já tentou fazer o set analysis na sua medida?

O ideal é você trabalhar com a coluna que possui o dia, mês e ano, conforme falou em seu post.

 

Por exemplo: SUM(Vendas)

Se quero que a vendas retorne as vendas acumuladas dos últimos 12 meses:

 

SUM( {$<[Data Fat] = {">=$(=MonthStart(Today(), -12))<=$(=MonthEnd(Today()))"}>}  Vendas)

 

 

Caso queira colocar essa seleção no botão, escolha o objeto de botão do Qlik Sense, em ações e navegação, escolha a coluna que deseja selecionar "[Data Fat]", escolha a opção de ação abaixo:

 

='>=' & MonthStart(Today(), -12) & '<=' & MonthEnd(Today())

 

View solution in original post

2 Replies
nicolett_yuri

Você já tentou fazer o set analysis na sua medida?

O ideal é você trabalhar com a coluna que possui o dia, mês e ano, conforme falou em seu post.

 

Por exemplo: SUM(Vendas)

Se quero que a vendas retorne as vendas acumuladas dos últimos 12 meses:

 

SUM( {$<[Data Fat] = {">=$(=MonthStart(Today(), -12))<=$(=MonthEnd(Today()))"}>}  Vendas)

 

 

Caso queira colocar essa seleção no botão, escolha o objeto de botão do Qlik Sense, em ações e navegação, escolha a coluna que deseja selecionar "[Data Fat]", escolha a opção de ação abaixo:

 

='>=' & MonthStart(Today(), -12) & '<=' & MonthEnd(Today())

 
nicolett_yuri

Faltou a imagem

ImagemComunidadeBotaoSelecao.png