Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
pauloandre
Contributor II

apresentação de variável

Prezados,

gostaria de saber se existe a possibilidade de uma variavel criada pelo script não seja apresentada em Configuração/Visão geral de Variáveis??

o meu objetivo é de criar uma variável num script oculto e não dar a liberdade do usuário alterar.

abcs

Paulo André

Tags (1)
8 Replies
felipe_dutra
Contributor

Re: apresentação de variável

Paulo,

Os usuários acessam o script da aplicação?

Abs,

Felipe

rphpacheco
Contributor III

Os usuários poderão ter acesso as variáveis pelo Access Point através da criação de um objeto do tipo Caixa de Entrada, onde ele poderá escolher uma variável e depois acessar as configurações dela através da caixa "Editar Expressão". Mas estas modificações não alteram o documento.
Ao que tudo indica, existem usuários que estão acessando o documento via Desktop Edition. Uma solução para isso é criar um Section Access, onde apenas usuários habilitados a editar as variáveis terão o ACCESS = ADMIN. O restante ficaria com o valor USER.

Abraço!

felipe_dutra
Contributor

Sim, se o acesso for via Access Point, o usuário poderá alterar o valor daquela variável, mas somente naquela seção.

Me corrija se eu estiver errado, mas até onde sei, mesmo usando SA, não há como impedir quem tem acesso à aplicação via QV Desktop de ter também o acesso à visão geral das variáveis, podendo apenas impedir que o usuário salve o documento.

Abs,

Felipe

rphpacheco
Contributor III

Bom Felipe, realmente não dá para negar acesso a visão geral das variáveis, porém, através do SA você pode definir nas configurações do documento que somente o ADMIN poderá salvar o documento. Para fazer isso, basta ir em Propriedades do Documento -> Segurança e desabilitar a opção Salvar Documento (Usuários). Em seguida, habilitar a opção Admin Sobrepõe Regra de Segurança.

Abraço!

felipe_dutra
Contributor

Sim, Raphael, concordo plenamente com você!

A minha pergunta sobre acesso do usuário ao scrip foi pelo motivo do Paulo ter falado em criar a variável no script oculto, o que me levou a crer que a intenção seria impedir que fosse feita uma alteração no SET da variável.

Abs,

Felipe

rphpacheco
Contributor III

Sim, claro... Mas mesmo criando uma variável no script oculto ela poderá ser editada na visão geral das variáveis.

Abs!

fernando_tonial
Valued Contributor

Olá Paulo André,

Não há como ocultar uma variável, mas é possível um campo. Lembrando que a alteração do valor da variável é apenas na sessão que esta no momento.

Caso você esteja querendo ocultar uma expressão, pode fazer assim:

SET HidePrefix='%';

ExpressaoValorVenda:

LOAD * INLINE [

%ValorVenda

"Sum(ValorVenda)"

];

Fazendo duas expressões, uma Sum(ValorVenda) e outra $(=Only(%ValorVenda))

24-07-2014 17-04-52.png

Resultado das duas expressões é o mesmo.

24-07-2014 17-09-11.png

rphpacheco
Contributor III

Boa tarde Paulo.

Conseguiu chegar a uma solução deste problema?

Abs.