Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
Not applicable

máximo Id por dimensão

Boa noite prezados,

Estou usando um gráfico com dimensão de mês,

e como expressão a fórmula:

If(numCodigoMetaEstrategica=2 and tipoPeriodo='Semanal',

quantificacaoRealMeta)

Ou seja, filtro em cada mês o valor da meta 2 no tipo de carga semanal.

Porém, isso ainda me retorna 4 valores para cada mês (um valor para cada uma das 4 semanas do mês da dimensão do gráfico).

Preciso adiciona uma cláusula que filtre, dentre esses 4 registros em cada mês, o registro com maior valor no campo Key_IdIntervalo (para assim pegar o valor do campo quantificacaoRealMeta mais atual em cada mês).

Tentei usar diversas fórmulas.. dentre elas:

1 - Não retorna nenhum valor para mês nenhum:

If(numCodigoMetaEstrategica=2 and tipoPeriodo='Semanal' and KEY_idIntervalo = max(KEY_idIntervalo),

quantificacaoRealMeta)

2 - Retorna o valor do maior mês, e os outros meses ficam nulos:

Only({<KEY_idIntervalo={'$(=max(KEY_idIntervalo))'}>}

If(numCodigoMetaEstrategica=2 and tipoPeriodo='Semanal' and KEY_idIntervalo = $(=max(KEY_idIntervalo)),

quantificacaoRealMeta)

)

Dentre diversas outras fórmulas... mas sem sucesso. Alguma ideia?

Att,

Thiago.

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Employee
Employee

Re: máximo Id por dimensão

Tente

FirstSortedValue({<numCodigoMetaEstrategica={2},tipoPeriodo={'Semanal'} >} quantificacaoRealMeta , KEY_idIntervalo)

7 Replies
Not applicable

Um exemplo de como está organizada a tabela:

numCodigoMetaEstrategicatipoPeriodomêsKEY_idIntervalo quantificacaoRealMeta
2Semanaljan1123
2Semanaljan212343
2Semanaljan3324
2Semanaljan4324
2Semanalfev554
2Semanalfev63246
2Semanalfev7456
2Semanalfev8467
(...)(...)(...)(...)(...)

Meu gráfico teria que ter a dimensão de mês e o valor , ficando para janeiro 324 e para fevereiro 467, já que o KEY_idIntervalo 4 é o maior de janeiro e o KEY_idIntervalo 8 é o maior de fevereiro.

Espero q tenha ilustrado melhor o problema assim.

aderlanrm
Valued Contributor

Thiago,

Tenta algo assim:

Sum({<KEY_IdIntervalo={'$(=max(KEY_IdIntervalo))'}, numCodigoMetaEstrategica=, tipoPeriodo={'Semanal'}>} quantificacaoRealMeta)

Cuidado com maiúsculas e minúsculas, parente e chaves, ou seja, a estrutura toda.

Abraço.

Enviado pelo meu wPhone

Not applicable

Não funcionou, ele continua retornando todos os intervalos para cada mês. Aí a soma dá um número bem alto (correspondente a soma das 4 semanas de cada mês).

Employee
Employee

Tente

FirstSortedValue({<numCodigoMetaEstrategica={2},tipoPeriodo={'Semanal'} >} quantificacaoRealMeta , KEY_idIntervalo)

aderlanrm
Valued Contributor

Nunca usei essa função, a "FirstValue", achei interessante.

Não sei se o Thiago conseguiu, eu fui montar um exemplo para exercita e não deu certo, lendo o material "F1", vi que faltou o - (Sinal de menos ou hífen) para pegar o último valor, estava pegando o primeiro.

Valeu, sempre muito bom aprender uma coisa nova.

Abraço.

Not applicable

Obrigado Clever!!

Ainda não apliquei 100% a solução, pois tive que priorizar outras demandas, mas em um teste unitário a função funcionou!

Como o Aderlan disse, a principio não funcionou, mas vi na documentação do Qlikview que precisaria do sinal de negativo para classificar de forma decrescente. De resto a princípio funcionou 100%.

Valeu!

lucianosv
Valued Contributor

Muito bom.

Vou guardar na manga.