Qlik Community

Qlik Sense Cloud Discussions

Highlighted
jonnathanr
Not applicable

Mes atual ou Mes selecionado

Boa tarde amigos

Podem me ajudar com um probleminha aqui ?

Criei uma tabela simples e em um das expressões quero fazer o COUNT MÉDIO de protocolos do mes Atual. Estou usando a linha abaixo que faz o count e divide pela qtd de dias do mes atual.

=COUNT({$<MES={$(=Month(today()))}>} DISTINCT PROTOCOLO) 
/
(floor(MonthEnd(Today())) - floor(MonthStart(Today())))+1

Até aqui está funcionando!!!

A dúvida surge agora. Se eu selecionar um mes qualquer (que não seja o mes atual), esse mes selecionado deve funcionar como se fosse o mes atual na minha conta, ou seja, devo fazer o Calculo acima pro mes selecionado.

Resumindo: 

Se eu selecionar um mes, devo fazer o count (protocolos) desse mes / qtd dias desse mes

Se eu nao selecionar nenhum mes, devo fazer a mesma conta pro mes atual.

Tags (1)
3 Replies
pedrobergo
Not applicable

Re: Mes atual ou Mes selecionado

Olá Jonathan,

Primeiro, você deverá ter uma dimensão com o ANO, pois o MES se repete entre anos, em seguida aplicar a fórmula abaixo, contendo Ano e Mes.

=COUNT({$<Ano={$(=Year(Max(Data)))},MES={$(=Month(Max(Data)))}>} DISTINCT PROTOCOLO)
/
(floor(MonthEnd(Max(Data))) - floor(MonthStart(Max(Data)))+1)

Essa fórmula irá funcionar para KPIs, Gráficos e Tabelas que tenham o ano-mês como dimensão.

Abs,

Pedro

jonnathanr
Not applicable

Olá Pedro,

Obrigado pela dica. Mas caí em outro problema aqui.

É possível fazer um AddMonths ali dentro tbm ? Por exemplo, quero fazer esse mesmo cálculo porém pro mes anterior.

(Vamos ignorar o fato de ter q usar ano também nesse momento, só pra eu entender a lógica primeiro)

Acredito que seria da seguinte forma, mas só da certo quando não seleciono nenhum mes. Trás o Count de protocolos do mes anterior certinho, mas se eu seleciono algum mes, ele não faz o count do mes anterior ao selecionado.

=COUNT(TOTAL {< MES = {"$(=Upper(MONTH(AddMonths(MAX(Data),-1))))"}>} PROTOCOLO)

Pode me ajudar ???

pedrobergo
Not applicable

Olá Jonathan,

Estava de férias e por isso não respondi seu e-mail antes.

Bem, o Addmonth retorna uma data, portanto, não precisa do UPPER. O campo MES tb tem que ser um derivado válido de uma data, como Month().

Mas a lógica é essa mesma!

Abs,

Pedro