Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Como apresentar os meses de um intervalo (utilizando variáveis)

Boa tarde !

Gostaria da ajuda de vocês para um problema que está ocorrendo.

Criei 2 variáveis do tipo data v_DataInicio e v_DataFim (no objeto Caixa de Entrada). Ambas são utilizadas para calcular a soma dos valores a receber (set analysis).

Quando o gráfico apresenta os valores por Cliente ou Filial, dá tudo certo. Porém, preciso criar um gráfico com todos os meses do intervalo dessas datas e não estou conseguindo, já que nas dimensões não é possível utilizar Set Analysis.

Obrigada,

Marcia.

6 Replies
Not applicable
Author

Hola Marcia,

Tus variables vDataInicio reciben una fecha completa? (13/08/2014) o reciben valor de mes? (1,2..etc o ene. feb,etc)

Como sea para tu problema podrías utilizar un gráfico de Barras o Líneas con dimensión Mes o Mes-Año (ene 2014) y en la expresión tu formula sería algo así:

Sum({<DateField={">=$(vDataInicio) <=$(vDataFim)"}>} Sales)

Usa cuadros de entrada para introducir las variables vDataInicio y vDataFim, ve a la pestaña Número de este cuadro de entrada e indica que las variables son de tipo Fecha.

Cuando cambies los valores de inicio y fin tu grafico se modificara, recuerda el ejemplo anterior sirve utilizando valores de fechas completas (13/08/2014, 01/01/2012, etc.)

Si me puedes compartir tu QVW te podría ayudar mejor.

Espero haberte ayudado.

Saludos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde Marcia,

Suas variáveis ​​vDataInicio receber uma data cheia? (13/08/2014) valor do mês ou receber? (1,2..etc ou janeiro de fevereiro de etc)

De qualquer forma para o seu problema, você poderia usar um gráfico de barras com linhas de dimensão ou mês ou ano-mês (janeiro 2014) ea expressão faz você olhar como este:

Sum ({<{DateField = "> = $ (vDataInicio) <= $ (vDataFim)"}>} Vendas)

Use caixas de entrada para entrar e variáveis ​​vDataFim vDataInicio, vá para a aba Número da caixa de entrada e indica que as variáveis ​​são do tipo Data.

Quando você altera os valores inicial e final do seu gráfico é modificado, lembre-se do exemplo acima serve valores usando datas completas (13/08/2014, 01/01/2012, etc)

Se você me compartilhar sua qvw poderia ajudá-lo melhor.

Espero que ajude.

Saudações.

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Olá!

Não sei como você montou seu modelo de dados, más, você deve ter criado um calendário, se sim, inclua o campo mês nas suas dimensões e nas suas expressões, inclua no set analysis algo como: mês={'*'}, sem alterar mais nada.

Creio que irá funcionar.

att,

Marco

Not applicable
Author

Marco, infelizmente não funcionou.

Vou mostrar o que fiz para que você entenda melhor.

Criei 2 objetos calendário para vincular a data de vencimento com a data_ini:

CarregaDataInicio:

LOAD

  Date($(#vDataInicio) + IterNo() - 1) as DATA_VENCIMENTO

AutoGenerate 1

While Date($(#vDataInicio) + IterNo() - 1) <= Date($(#vDataFim));

CalendarioIni:

LOAD

  DATA_VENCIMENTO as DATA_INI,

  Year(DATA_VENCIMENTO)                   AS ANO_INI,

  Month(DATA_VENCIMENTO)                  AS MES_INI

Resident CarregaDataInicio;

DROP Table CarregaDataInicio;

//*************************************************

CarregaDataFim:

LOAD

  Date($(#vDataInicio) + IterNo() - 1) as DATA_VENCIMENTO

AutoGenerate 1

While Date($(#vDataInicio) + IterNo() - 1) <= Date($(#vDataFim));

CalendarioFim:

LOAD

  DATA_VENCIMENTO    as DATA_FIM,

  Year(DATA_VENCIMENTO)                           AS ANO_FIM,

  Month(DATA_VENCIMENTO)                          AS MES_FIM

Resident CarregaDataFim;

DROP Table CarregaDataFim;

No meu dashboard, associei duas variáveis (v_DataInicio recebendo DATA_INI e v_DataFim recebendo DATA_FIM).

Utilizei a fórmula : =sum({$<DATA_VENCIMENTO={">=$(v_DataInicio)<=$(v_DataFim)"}>} SALDO_RECEBER)

para mostrar o valor a receber por filial --> Ok.

Contudo, quando eu crio o gráfico por período querendo apresentar, por exemplo, entre 05/2013 a 08/2014, não consigo mostrar todos os meses e anos do período informado.

Coloquei a dimensão como ANO_VENC & '/' & MES_VENC ou ANO_INI & '/' & MES_INI  e a fórmula que vc me enviou, mas de nada adiantou ...

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Bom dia!

Márcia tem como você anexar seu qvw com alguns dados, assim fica mais fácil te ajudar.

Creio que o modelo pode estar dificultando o resultado que você quer atingir.

Not applicable
Author

Marco, segue meu qvw reduzido.

Obrigada pela atenção !

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Márcia, creio que o problema está no seu campo DATA_VENCIMENTO, eu recriei seu arquivo ContasReceber_T a partira da tabela ContasReceber, e importei novamente os dados, forçando a conversão do campo DATA_VENCIMENTO (Date(DATA_VENCIMENTO) as DATA_VENCIMENTO).

Sem alterar seus gráficos, os meses aparecem de acordo com as datas selecionadas.

Att,

Marco