Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Bom dia.
Ontem me deparei com a situação em que precisa somar todas as vendas agrupadas por estado e mostrar em um gráfico o estado que mais vendeu, o estado que menos vendeu e a média de vendas de cada estado, anulando a seleção da dimensão estado, pois tenho outras dimensões que precisam ser filtradas.
Com essas funções consegui pegar o maior, o menor estado em vendas e a média de vendas respectivamente, e armazenei em variáveis:
FIRSTSORTEDVALUE( {$< cod_estado =>} cod_estado, -AGGR( SUM( {$< cod_estado >} valor_venda ), cod_estado ))
FIRSTSORTEDVALUE( {$< cod_estado =>} cod_estado, AGGR( SUM( {$< cod_estado >} valor_venda ), cod_estado ))
Usei como base para o gráfico a dimensão de estado e, na expressão do gráfico verifico se o valor é igual ao da variável para somar os valores das vendas:
IF(( cod_estado = vCodMaiorEstadoVendas ) OR ( cod_estado = vCodMenorEstadoVendas ), SUM( valor_venda ))
Até ai tudo bem, porém quando a seleção do estado muda, o gráfico fica sem dados a exibir, por conta da condição acima e quando eu retiro a condição os dados de todos os meses são exibidos.
Alguém pode me ajudar com esse problema ?
Grato,
Felipe
Bom dia Felipe
Tive um problema semelhante a esse há poucos dias.
O Felipe Dutra me passou a solução (http://community.qlik.com/thread/125791) e acredito que possa lhe ajudar.
Márcio