Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Eu estou montando um gráfico tabela simples com somente uma dimensão e algumas colunas.
Quero ver as vendas de 2014 por mês (dimensão) e quero comparar com as vendas do ano de 2013 também na mesma dimensão.
Selecionei o Ano 2014 e os meses de jan e fev para facilitar a leitura da tabela com menos dados, na pratica se não selecionar o mês dá o mesmo resultado.
Detalhe importante: Este exemplo eu montei de uma planilha com poucos dados. No meu projeto final tem o mesmo caso com muitos dados e seria mais complexo de explicar. Significa que o "erro" é o mesmo em dois locais diferentes.
Então tenho o seguinte resultado:
As expressões são as seguintes:
Venda 2013 = sum({$<Ano = {"$(=Ano-1)"}>} [Valor vendido]);
Acumulado 2013 = sum({$<Ano = {"$(=Ano-1)"}>} [Valor vendido]) -- Selecionei a opção Acumular
Venda 2014 = sum([Valor vendido])
Acum 2014 = sum([Valor vendido]) -- Selecionei a opção Acumular
% var no mes = Column(3)/Column(1)-1 - formatado como %
% var acum = Column(4)/Column(2)-1 -- Selecionei a opção acumular e formatei como %
O erro está na coluna % var acum linha de Fevereiro, onde deveria aparecer 16,83% (conforme aparece no total) mas aparece 57,95%
Veja que (736,00 / 630,00 - 1) resulta em 0,1683. (16,83%)
Obrigado.
Julio Cesar Fábio
Oi, Julio.
Usa esta fórmula que funciona perfeitamente:
(Sum([Valor vendido]) + RangeSum(Above(Sum([Valor vendido]), 1, RowNo())))
/(Sum({$<Ano = {"$(=Ano-1)"}>} [Valor vendido]) + RangeSum(Above(Sum({$<Ano = {"$(=Ano-1)"}>} [Valor vendido]), 1, RowNo())))
-1
Julio,
Não testei tudo, mas veja se o anexo te ajuda...
Abraços.
Oi, Julio.
Usa esta fórmula que funciona perfeitamente:
(Sum([Valor vendido]) + RangeSum(Above(Sum([Valor vendido]), 1, RowNo())))
/(Sum({$<Ano = {"$(=Ano-1)"}>} [Valor vendido]) + RangeSum(Above(Sum({$<Ano = {"$(=Ano-1)"}>} [Valor vendido]), 1, RowNo())))
-1
Obrigado pela ajuda Rogério, com o teu exemplo eu conheci mais uma função que ainda não tinha visto (above). No meu caso funcionou a partir do segundo mês.
Obrigado pela resposta Bruno. O teu exemplo funcionou perfeitamente e ja implementei em meu modelo.