Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Wbc
Contributor II
Contributor II

Gráfico Tabela

Bom dia pessoal, Tenho uma panilha com as Informações dos gastos de cada departamento por mês. 

Fiz um gráfico tabela e coloquei como dimensão departamento , e quero mostrar nessa tabela o objetivo de cada departamento  e o total gasto, Quando em um determinado mês um  departamento especifico não tem gasto o campo objetivo esta me retornando nulo, preciso que ele me retorne sempre o valor do objetivo independente se teve ou não gasto naquele mês. Esse objetivo é fixo para todos os meses e ja vem da panilha. Segue exemplo: selecionei o mês de Agosto e como alguns departamentos não tiveram gasto nesse mês me retornou nulo. 

 

Wbc_0-1597753667680.png

 

1 Solution

Accepted Solutions
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Se esse valor é fixo e único para cada linha da sua tabela, e vem dessa forma da sua tabela source, pode testar o seguinte (eu teria de testar um exemplo antes, mas testa aí...):

Se é fixo e já vem calculado da sua fonte de dados:

ONLY(TOTAL [Objetivo R$])

 

2 - Se você calcula ele dentro da aplicação (na tabela):

Sum(TOTAL [Objetivo R$])

Ou se você deseja desprezar qualquer seleção e manter apenas o departamento como:

Sum(TOTAL <Departamento> [Objetivo R$])

 

Testa para a sua situação e verifica se atende.

View solution in original post

5 Replies
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Bom dia @Wbc ,

Primeiramente lhe convido a entrar na Community Group do Brasil:
https://community.qlik.com/t5/Qlik-Brasil/gh-p/brasil-group

Segundo, vamos ao seu problema.

Vou usar o exemplo do campo Gasto (isso vale mesmo se você tiver uma expressão)

IF(
   ISNULL([Total Gasto CPU]),0,[Total Gasto CPU]
)

O validador do IF é a função ISNULL(), caso seja nulo o valor, retorna 0 (para não ficar sem valor), do contrário, quando tiver valor, retorna o valor do campo ou da expressão que está utilizando.

Wbc
Contributor II
Contributor II
Author

Tiago, obrigado pelo toque. Ja entrei na Community Group do Brasil. 

Sobre a questão: No campo Objetivo R$  que é fixo, como faço para manter independente da escolha do mês? 

Wbc
Contributor II
Contributor II
Author

Wbc_0-1597768526239.png

 Pra ficar mais visual, nesse exemplo não selecionei nenhum mês. O campo objetivo está preenchido em todos os departamentos

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Se esse valor é fixo e único para cada linha da sua tabela, e vem dessa forma da sua tabela source, pode testar o seguinte (eu teria de testar um exemplo antes, mas testa aí...):

Se é fixo e já vem calculado da sua fonte de dados:

ONLY(TOTAL [Objetivo R$])

 

2 - Se você calcula ele dentro da aplicação (na tabela):

Sum(TOTAL [Objetivo R$])

Ou se você deseja desprezar qualquer seleção e manter apenas o departamento como:

Sum(TOTAL <Departamento> [Objetivo R$])

 

Testa para a sua situação e verifica se atende.

Wbc
Contributor II
Contributor II
Author

Obrigado. Deu certo!