Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
halinne-gn
Contributor III
Contributor III

Limitar dados do gráfico por período mais recente

Boa tarde prezados,
Tenho um Gráfico Combinado em que mostro o Previsto X Arrecadado pela dimensão 'Mês/Ano Vencimento'. O problema é que disponho de pouco espaço na tela e o gráfico ficou "Poluído" com muitas barras próxima umas das outras e os valores se sobrepondo uns aos outros. Não posso utilizar barra de rolagem porque o gráfico pertence a um painel que é disponibilizado num grande monitor onde o usuário não utiliza mouse. 
Como mostrar no gráfico somente os 12 últimos 'Mês/Ano Vencimento' e um agrupamento dos anos anteriores? Isso seria na expressão? Como resolvo isso? Já tentei algumas alternativas, porém sem sucesso.
Em anexo, uma imagem do mesmo.print comunidade 13-12-2018.png
6 Replies
albert_guito
Creator II
Creator II

Hi,

Maybe you can use the Properties > Presentation tab > Limit Values on x-Axis ... In you case you can fix it to 12 months

 

Ag+

Ag+
halinne-gn
Contributor III
Contributor III
Author

Agradeço a ajuda, Albert mas a sua sugestão não atende integralmente ao que preciso. Aplicando as propriedades que você citou, é habilitada uma barra de rolagem que será inutilizada pois o gráfico será mostrado num monitor grande para o presidente da empresa e ele não terá acesso ao mouse. Além disso, preciso mostrar, além dos 12 últimos mês/Ano um acumulados 'Anos Anteriores'. Agradecida mesmo assim. 

albert_guito
Creator II
Creator II

In this case may be the best solutios is create 2 charts, one with the month level and other with the previous year aggregated data.

Playing with the properties of them you can simulate it us unique chart

 

Ag+

Ag+
halinne-gn
Contributor III
Contributor III
Author

Obrigada pela sugestão. Vou verificar junto ao cliente se, da forma sugerida, o agrada.
halinne-gn
Contributor III
Contributor III
Author

Ainda não encontrei uma solução pois o cliente não aceita separar em 2 gráficos. Grata a quem puder me ajudar a encontrar uma solução.
carolinne88
Creator
Creator

Olá, Halinne. Acredito que, pelo tempo, você já solucionou seu problema. Estava com a mesma dificuldade em outro gráfico. Como procurei aqui nas postagens e não achei a solução, vou deixar o registro, caso possa ajudar alguém mais. O que fiz foi o seguinte: utilizei uma set analysis na própria expressão. No meu gráfico, como era ano a dimensão ficou parecido com: Sum ( {< ano = {">=2010"} >} VENDAS). No teu caso seria colocar uma expressão de máximo período diminuindo a quantidade de itens que você deseja mostrar. Ficaria algo parecido com Sum( {< período = {"Max(período)-12"} >} VENDAS).