Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Matriz de Adjacência Qlikview

Bom dia.   

     Pessoal, preciso fazer um trabalho no qlikview, preciso criar um algoritmo em uma base de cupons fiscais de venda, aonde eu consigo relaciona um produto a todos os outros produtos da base. Quero fazer tipo um grafo, uma matriz de adjacência onde eu tenha em cada dimensão os produtos da base, por exemplo:

 

produto1

produto2

produto3

produto4

produto5

produto6

produto1

0

0

0

0

0

0

produto2

0

0

0

0

0

4

produto3

0

0

0

1

0

0

produto4

1

3

0

0

0

0

produto5

0

3

3

0

0

0

produto6

0

0

0

0

0

0

Nesse caso acima eu consigo dizer em pouco tempo que o produto2 e o produto6 tem uma conexão, a probabilidade de vender o produto2 e o produto6 juntos é grande, logo posso fazer algo para aumentar as vendas dos dois, uma promoção de ambos por exemplo...A ideia do algoritmo seria incrementar a célula a cada vez que eu entro o produtoX no mesmo cupom de um produtoY, usando o exemplo acima de exemplo, e saberia dizer que em 4 cupons fiscais diferente eu tive o produto2 e o produto6 no mesmo carrinho de compras...Fácil de entender, mas como posso fazer isso no qlikview?

Obs: A diagonal principal sempre vai ser 0, pois o produto sempre terá relação com ele mesmo, e eu teria sempre a mais probabilidade nela, por isso if(produtox=produtoy) = 0;

0 Replies