Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator

Criar Indicadores dinâmicos na Dimensão

Srs, Boa Noite !

Em minha estrutura de dados de modelo estrela, eu tenho uma dimensão que me trás as seguintes metricas :

Realizado / Orçado / Projetado / , para essas métricas eu já tenho valores atribuídos a elas.

Porém eu tenho outras métricas, na mesma Coluna, que não tenho valores , são elas :

RxO $: Realizado - Orçado

RxO%: Se Orçado = 0, 0,(Realizado - Orçado)/ Orçado

RxP $: Realizado- Projetado

RxP%: Se Projetado = 0, 0,(Realizado- Projetado)/ Projetado

PxO $: Projetado- Orçado

PxO%: Se Orçado = 0, 0,(Projetado- Orçado)/ Orçado

RxAA $: Realizado - Realizado Ano Anterior

RxAA%: Se Realizado Ano Anterior = 0, 0,(Realizado - Realizado Ano Anterior)/ Realizado Ano Anterior


Gostaria de deixar  dinâmico, onde eu possa ter uma lista, ou um botão que quando eu selecionasse a métrica, fosse aplicado aquele calculo, para todo o painel.

Não quero criar para cada objeto uma expressão , então pensei em deixar em variável ou no Script, fazendo assim uma camada de transformação no ETL, tendo assim uma leitura otimizada do QVD.


Estou postando o QVW e os QVDs de exemplo, para que possam analisar.


Gostaria de ter o help de vocês !!


Tks'



Luiz Fernando Bezerra
Labels (4)
17 Replies
Thiago_Justen_

Luiz, por uma limitação minha (que utilizo o QV Personal) não abri o teu qvw, mas desenvolvi algo que talvez possa gerar algum insight:

teste.gif

Anexo o qvw para sua apreciação e para que sirva de base.

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Thiago, Bom dia !

Obrigado pela ajuda e pelo qvw de exemplo.

Porém o que eu preciso é que na minha dimensão  eu possa incluir os indicadores já calculado.

Pois quando eu clicar em algum indicador ele aplique o calculo para todos os objetos do painel.

Atenciosamente,

cleveranjos‌ , nicolett.yuri

Tem alguma sugestão para este cenário ?

Tks

Luiz Fernando Bezerra
Thiago_Justen_

Luiz,

Penso que o raciocínio que expus no qvw pode ser aplicado e moldado à forma que queres. Contudo, veja se é algo parecido com isso que você precisa:

Dynamic KPI selection

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Thiagão , de fato é bem parecido com isso.

Porém eu não consegui aplicar ainda no meu  modelo.

Luiz Fernando Bezerra
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

afurtado

afurtado‌  Bom dia !

Tem alguma ideia para este caso ?

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

luizbezerra

Geralmente quando temos um painel com vários KPIs e gostaríamos de trazer esses KPIs como dimensões de uma tabela, esses KPIs já estão todos calculados no script.

Caso esses KPIs não sejam possíveis de calcular (devido a dinâmica de cálculo depender de alguma dimensão, etc), recomendo que a sua lista de KPIs esteja em uma tabela apartada do seu modelo, que ao ser selecionado, preencherá variáveis que poderão:

  • Exibir a expressões que estão desabilitadas em gráficos
  • Complementar, com set analysis, o cálculo de algum KPI

Seria interessante detalhar bem o que deseja, para que possamos sugerir algumas ideias.

nicolett_yuri

Até agora, no meu entendimento, a resposta do thiago.justen atenderia, mas como disse antes, precisamos entender o que você esta pensando, o que precisa entregar e porque precisa entregar dessa forma.

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Yuri, Bom dia !

De fato essas métricas que estou querendo calcular, não estão sendo calculadas no script (SQL) pelo fato de trazer valor em %  e somando e esses valores em %, de fato estariam errados, pois eu estaria somando valores de todos os filhos da tabela   e o percentual sempre estaria diferente. ( Sempre a mais devido a soma ) ok ?

Então optaram por fazer esse calculo no script do Qlik.

Pois bem  :

Eu fiz todos esses cálculos  através de variáveis e criei botões para quando ele quisesse ver por exemplo Realizado X Orçado, ele Clicasse no botão  RxO $ , assim aplicaria o calulo para todo os objetos do painel.

RxO $: Realizado - Orçado

RxO%: Se Orçado = 0, 0,(Realizado - Orçado)/ Orçado

RxP $: Realizado- Projetado

RxP%: Se Projetado = 0, 0,(Realizado- Projetado)/ Projetado

PxO $: Projetado- Orçado

PxO%: Se Orçado = 0, 0,(Projetado- Orçado)/ Orçado

RxAA $: Realizado - Realizado Ano Anterior

RxAA%: Se Realizado Ano Anterior = 0, 0,(Realizado - Realizado Ano Anterior)/ Realizado Ano Anterior



Porém esse calculo, não estaria disponível no na coluna DS_CEN , para ele poder selecionar  RXO e REALIZADO, pois estou calculando na variável, sempre estarei vendo todos os gráficos com um determinado calculo que vai ser aquele clicado no botão que eu defini as regras das variáveis:


O que eu preciso é trazer esses calculos para que eles fiquem em baixo da coluna DS_CEN e seja um filtro, digamos assim:

Conforme imagem abaixo , pode ver o Exemplo do Orçado :


Orcado.JPG


Agora veja o Projetado X Orçado , não tenho valor para ele e nem para os demais que tem um x o outro , seja eme em $ ou %, só tenho VALOR, para os demais., da maneira que eu fiz através de variável não atende.

projetadoxorcado.JPG

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Se não da para calcular no script, não vai ter como fugir de expressões com if....

IF( DS_CEN = 'Pxo$', SUM({<............),

Coloque essa dimensão "DS_CEN" nos gráficos que deseja e faz o if nas expressões.

Para ajudar, tente criar variáveis para cada expressão