offjunior
Contributor

Re: Dúvida Extração de Dados em Produção

Bom dia Tales!

Então, como alguns já comentaram, eu posso reforçar, fazendo consulta via SQL você não fará LOCK no banco de dados muito menos nos registros quando o banco é Oracle. A sua consulta sim pode encontrar alguns LOCKs  caso o registro que você for ler ele esteja sendo atualizado, somente assim, por que se o registro estiver sendo criado ele ainda não aparecerá para consulta. Então, no caso de ter algum LOCK pelo caminho por onde sua consulta vai passar, o Oracle dependendo da situação e configuração do banco vai tratar isso pra você (99% dos casos). Caso ele não trate provavelmente sua aplicação Qlikview receberá um erro de TimeOut por que não conseguiu responder dentro do tempo o resultado da sua consulta. Esse é o pior cenário, mas com certeza você não fará o Banco de Dados parar por motivo de LOCK. Agora, outro cenário é se a sua consulta é nada performática e muito extensa em volume de dados, ai sim, caso seu hardware não aguente, todo o sistema transacional pode ficar lento, e em algumas vezes, repetindo, dependendo das configurações de banco ele pode sim "parar".

Adicional:

Na empresa onde estou atualmente temos consultas de 30 em 30 minutos, para ler apontamentos de produção. Nunca aconteceu do banco parar, e o volume de dados é IMENSO.

Abraço!