6 Replies Latest reply: May 28, 2014 2:19 PM by Bruno Souza RSS

Calculo de porcentagem

Boa Tarde.

Como Faço parágrafo CRIAR UMA Expressão, Que me Traz uma porcentagem de UMA totais de venda POR Mês?

Obrigado ..

• Re: Calculo de porcentagem
          Yuri Nicolett

Wellington, para isso você pode utilizar a função TOTAL, por exemplo:

SUM(VENDAS) / SUM( TOTAL VENDAS)

para a função TOTAL você pode também adicionar as quebras de cálculo que são inseridas dentro dos sinais de "<" e ">", por exemplo:

SUM(VENDAS) / SUM(TOTAL <MES> VENDAS

Para este exemplo acima, a função total respeitará a dimensão MES, retornando o total de vendas por mês (deve existir a dimensão mês no seu gráfico para ter mais sentido a sua utilização).

Caso ainda não tenha entendido, favor enviar um modelo de seus dados para podermos ajuda-lo melhor

Eduardo Sommer

sum(Venda)/sum(Total<Mes> Venda)

O resultado vai depender das dimensões em que a expressão se encontra. Passe mais detalhes do problema.

Eduardo

Yuri.

Na planilha eu tenho uma coluna de totais de venda , para cada mês tenho um total de venda , na verdade preciso fazer uma comparação , de qual a minha porcentagem de venda com relação ao total de venda do mês anterior .

Preciso fazer igual a tabela de comparação por período. Tela Desempenho.png

Bruno Souza

Oi, Wellington.

Sua pergunta deve ser a mesma do Matheus: Expressão para ANO/MES

Aqui vai a resposta. Você precisa da função ABOVE. Ela executa uma expressão como se as dimensões fossem da linha acima à linha atual. A sua expressão ficaria assim:

(Sum(VL_TOTAL_NF_SAIDA)-Above(Total Sum(VL_TOTAL_NF_SAIDA)))/Above(Total Sum(VL_TOTAL_NF_SAIDA))

O qualificador TOTAL na função ABOVE é usado para que a mesma considere todas as dimensões do gráfico. Sem ele, ela só consideraria a dimensão mês, deixando a célula em branco para o primeiro mês de cada ano.

Anexo segue um QVW com a solução.