19 Replies Latest reply: Jun 26, 2015 1:26 PM by Yuri Nicolett RSS

Modelagem de dados

Boa tarde Pessoal

Estou com um pequeno problema, estou desenvolvendo uma aplicação que irá ter mais de uma tabela fato e algumas dimensões, porém as tabelas não tem campos em comum, tirando a tabela de Notas Fiscais e Itens. já andei lendo sobre link table e concatenação mais não tenho a menor ideia de como fazer isso. abaixo tem uma imagem do meu modelo de dados para ilustrar o que tenho de resolver.

modelagem.png

Qualquer ajuda é bem vinda

Abraços

• Re: Modelagem de dados
          Eduardo Alexandre

Marcos ,

Em qlq modelagem de dados só é possível se houver campos "chaves" nas duas tabelas. Que pelo visto não é seu modelo.

Você pode ate concatenar as tabelas, mas o Qlikview irá fazer um produto cartesiano, ligando todos os campos possível, podendo aumentar o numero de linhas da tabela de forma consideravel.

O que você pode fazer é alterar o nome dos campos para criar a chave..

Ex. Tabela de NF deve estar ligada a tabela cliente e produto. Porem precisa ver qual o campo que deve ter esse relacionamento..

Se quiser ajuda, publique um excel com alguns registros para montarmos uma nova modelagem

Clever Anjos

Como disse o Eduardo, essa modelagem possui pouco valor de análise.

Avalie corretamente quais são as chaves entre as tabelas

Fernando Tonial

Olá Marcos,

Você deve fazer a associação entre as tabelas atraves de um campo chave.

Segue um exemplo para você:

ITEM:
              LOAD
                D2_FILIAL&'|'&
                D2_DOC&'|'&
                D2_SERIE AS [%Chave_NF_Saida],
                D2_TOTAL,
                ....;
              SQL Select * from SD110;

NF:
              LOAD
                F2_FILIAL&'|'&
                F2_DOC&'|'&
                F2_SERIE AS [%Chave_NF_Saida],
                F2_VEND1,
                ....;
              SQL Select * from SF110;

Isso você deve fazer para todas tabelas de seu modelo de dados.

Associando NF com Cliente, ITEM com Produto e assim conforme a sua necessidade.

Qlikfique-se

Tonial.

Carlos Alexandre Souza

REF_CIRCULAR.pngBoa tarde estou com a mesma dificuldade em relacionar a tabela de meta do Protheus. Vocês conseguiram resolver o relacionamento da tabela CT estou enviando a imagem de como estou relacionando sendo: Preciso relacionar a tabela META DE VENDA campo CT_GRUPO  a tabela ITENS DA NOTA campo CHV_GRUPO. Se alguém puder me ajudar agradecido.