6 Replies Latest reply: Jul 21, 2014 8:27 PM by Cristiano Florencio RSS

    Dificuldades em projetos de BI

      Na sua opinião qual é a etapa mais difícil ou complicada ou trabalhosa em um projeto de BI ? Por que ?

        • Re: Dificuldades em projetos de BI
          Raphael Pacheco

          Bom, na minha opinião a etapa com um grau de dificuldade maior é o trabalho de (ETL). Pois nele, você tem que primeiramente entender o que o cliente quer. Para isso, você tem que entender as regras de negócio para só então montar a sua base de dados de forma a facilitar as etapas posteriores.

          Sempre levo em meus projetos o lema de que o bom é resolver os maiores problemas na base de dados, ao invés de tentar formulas mágicas na aplicação final.

          Agora, falando de trabalho, na minha opinião a etapa de design é bem trabalhosa. Claro, isso depende muito do que o cliente quer, mas normalmente esta etapa sempre gera um trabalhinho a mais que os outros rsrsrrrsrsrs.

          • Re: Dificuldades em projetos de BI
            Márcio Rodrigo Campestrini

            Bom dia Tiago

             

            Concordo com o Raphael. A etapa de ETL é a que apresenta a maior dificuldade, em virtude da necessidade de entender os requerimentos do cliente. Também concordo de que, em termos de "trabalho", a etapa de design da aplicação é a "pior", devido aos detalhes que sempre aparecem durante a construção da interface.

             

            Espero ter ajudado.

            • Re: Dificuldades em projetos de BI
              Hamilton Junior

              Achei que era apenas eu que pensava assim. Os detalhes que vão ficando são mais trabalhosos que o próprio desenvolvimento, quando você acha que esta acabando, vai aparecendo pequenas coisas para fazer que são simples mas tomam um tempo considerável e muitas vezes são massantes ficar fazendo, porém necessárias.

              • Re: Dificuldades em projetos de BI
                Kaauan Matzenbacher

                Concordo com os demais, um bom ETL da trabalho, especialmente porque é preciso encontrar um bom equilíbrio entre deixar o modelo otimizado e ao mesmo tempo flexível, para futuros e muitas vezes eternos pedidos por parte dos clientes.

                • Re: Dificuldades em projetos de BI
                  Michael Ataides de Melo

                  Meu trabalho é mais focado em design e por mais bem feito que seja o Briefing sempre haverá algo a melhorar após a publicação da aplicação, principalmente porque os clientes querem na sua maioria fazer o maior número de consultas em uma única tela. Isso gera sempre maior empenho na engenharia de usabilidade.

                  Outra situação que complica bastante é a necessidade de implementar regras complexas de negócios por não serem atendidas no ETL. Sempre passa algo despercebido e o cliente só percebe quando a aplicação começa a fazer parte da sua rotina.

                  • Re: Dificuldades em projetos de BI

                    Olá Tiago !

                     

                    Os amigos acima disseram tudo, mas acredito que a maior dificuldade, além de tudo isso, é conscientizar as pessoas de que BI não é ERP !!!  rsrs..

                     

                    Abraço.