3 Replies Latest reply: Jul 28, 2014 4:22 PM by Marcos Antonio Sanches RSS

Modelagem para indicador de inadimplência

Olá, para todos!

Estou aprendendo a trabalhar com QV, porém, o laboratório que peguei é osso duro de roer, estou tentando gerar indicadores em um sistema de automação da minha região, o fato é que analisando as consultas que ele faz no mysql.log, a forma como ele faz, os valores retornados e os valores que consigo geralmente não batem! Tenho me deparado com situações no mínimo estranhas, a exemplo, ele diz o valor total de vendas assim: sum(total-ratdesc+rateioencargos) as totalcupom, já para apresentar o valor de descontos das vendas ele usa os seguintes campos:  sum(total-ratdesc+rateioencargos) as totalcupom. Estive conversando com Juliano da Avanti sobre a forma que estou gerando os meu relatórios e ele disse que estou fazendo a modelagem de forma errada.

Para ver a inadimplência do mês, aonde eu tenho uma tabela que grava as contas em aberto, estou fazendo da seguinte forma:

Script

LOAD cobrador,

codigo as CodigoClientes,

documento as documentoCRM,

CodigoFilial,

if(CodigoFilial=0001, 'M',

if(CodigoFilial=0006, 'S',

if(CodigoFilial=0007, 'C',

if(CodigoFilial=0010, 'G')))) as Filiais,

datacompra as datacompraCRM,

Year(datacompra) As DataCompraA,

Month(datacompra) as DataCompraM,

Year(vencimento) As VencimentoA,

Month(vencimento) as VencimentoM,

Valor as valorCRM,

VrCapitalRec,
      valoratual,

...

SQL SELECT...

Já para o gráfico com a inadimplência eu estou utilizando "VencimentoM" como dimensão e na expressão "sum(valoratual). Qual seria a forma correta de gerar este indicador? Vale lembrar que não preciso fazer comparação de data entre a data atual e o vencimento, pois, como já foi dito, todos que estão nessa tabela, estão por que tem prestações em aberto ou a vencer.