Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mercadante
Creator
Creator

Gráfico combinado Barras e Linhas

Boa tarde pessoal!

Estou com uma duvida,

Tenho um gráfico combinado de barras e linha, onde as barras são os acumulados da quantidade de tickets abertos no mês

A linha é a diferença de um mês para outro.

Minha dificuldade

Como o mês de setembro ainda não esta fechado, não quero que ele calcule a diferença de Agosto para Setembro.

O restante dos meses quero que ele continue calculando normalmente.

Alguém sabe como posso resolver isso?

Obrigado!

Att,

Mercadante

10 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Como é a sua expressão para o calculo?

luizclaudio
Creator
Creator

Acho que vc deve limitar a linha ao mês-1

Algo como Sum({$<Mês += {$(=Month(AddMonths(Data,-1)))}>}Valor)

Luiz Cláudio

Anonymous
Not applicable

tenta usa uma condição pra sempre pegar  até o penúltimo mês

if( mes < month(today())  , expressão ) 

ou

if(mes < max(mes) , expressão)

mercadante
Creator
Creator
Author

Esta é a expressão original

=count({$<Identificador = {'A'},DATA_PEDIDO_CANC_PONTO={''}, DATA_HABILITACAO_PONTO= -{''}>}Identificador)

  -

  above(count({$<Identificador = {'A'},DATA_PEDIDO_CANC_PONTO={''}, DATA_HABILITACAO_PONTO= -{''}>}Identificador))

Tentei resolver com a expressão abaixo

=

  count({$<Identificador = {'A'},DATA_PEDIDO_CANC_PONTO={''}, DATA_HABILITACAO_PONTO= -{''}, Mês = -  {'$(=month(max(Data)))'}>}Identificador)

  -

  above(count({$<Identificador = {'A'},DATA_PEDIDO_CANC_PONTO={''}, DATA_HABILITACAO_PONTO= -{''},Mês = -{'$(=month(max(Data)))'}>}Identificador))

Se eu utilizar a segunda expressão, ele não faz setembro - agosto, mas continua plotando a linha do gráfico.

Note que o valor da linha é exatamente o 5040 da coluna verde "a base ativa"

Anexei um print para você ver como ficouImagem.jpg

mercadante
Creator
Creator
Author

Tentei fazer isso Rodrigo, mas não deu certo

offjunior
Creator
Creator

Oque você acha em limitar a busca da diferença entre agosto e setembro somente até o dia corrente de setembro, por exemplo buscar somente os dias 1, 2 e 3 de agosto para comparar com 1, 2 e 3 de setembro? Ou então, realmente bloquear a busca da diferença para o mês de setembro.

Aguardo retorno!

mercadante
Creator
Creator
Author

Eu preciso ocultar a linha de crescimento para o mês vigente

Anonymous
Not applicable

tenta assim

count({$<Identificador = {'A'},DATA_PEDIDO_CANC_PONTO={''}, DATA_HABILITACAO_PONTO= -{''}, Mês =   {'<= $(=month(max(Data)))'}>}Identificador)

  -

  above(count({$<Identificador = {'A'},DATA_PEDIDO_CANC_PONTO={''}, DATA_HABILITACAO_PONTO= -{''},Mês = {'<= $(=month(max(Data)))'}>}Identificador))

offjunior
Creator
Creator

Boa tarde!

Tente isso:

Primeiramente coloque a cor da sua linha do gráfico na mesma cor do fundo, para que ela fique invisível. No meu caso eu coloquei branca.

Tela 002.jpg

Depois coloque a seguinte expressão if(SEU_MES <> '$(=Month(Max(SUA_DATA)))', rgb(141,170,203))

no quadro pintado de vermelho com uma seta:

Tela 001.jpg

ai na expressão você faz os devidos ajustes para que fique da cor de sua preferência e também coloca seus campos corretos.

Espero ter ajudado, abraço!