Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Perda das licenças Namad e Document no QMC

Boa noite a todos.

Por algum motivo, que ainda não sei, pois não trabalho diretamente com o CPD e para conseguir alguma informação é uma luta, venho pedir uma ajuda a vocês de como é a melhor forma de configurar o servidor do QlikView para que eu não perca as licenças Namad e Document toda vez que o server cai.

qlikview_ap.pngqmc_system_licences.pngqmc_named.png

E isso vem acontecendo quase que todo dia. Aí eu perco cerca de 15 minutos só atribuindo as licenças.

Para as Documents eu criei grupos que facilita bastante, pois aí eu só atribuo quantas licenças para cada app (painel), marcando a assinatura automática.

qmc_documents.png

Se tiver um manual de como configurar este server, ficaria agradecido, pois isso já está ficando chato junto ao cliente, pois se eu não estiver disponível e as licenças caírem, ninguém terá acesso a nada e podem perceber que temos muitos painéis publicados, fora os setorizados que são utilizados no desktop.

Chega a queimar o filme do produto. O contrato com a empresa que instalou acabou a alguns meses e neste tempo de eleição, só conseguiremos resolver isso depois da definição destas e até lá segue o martírio.

Já havia reclamado com a empresa sobre resolver este problema, mas sem contrato agora fica praticamente inviável entrar em contato com eles.

No aguardo e à disposição.

Atenciosamente,


Sávio Bueno
Assessor do Gabinete - SEF/DF
+55 61 3312-8067

sbueno@fazenda.df.gov.br

Labels (1)
5 Replies
carvalguil
Contributor III
Contributor III

Eu sugiro dar uma olhada no log do servidor. Se não foi alterado o path padrão, tu vai encontrar ele na pasta C:\ProgramData\QlikTech\QVS\ do servidor.

Lá pode estar a resposta de pq o server está caindo e tb pq as licenças não ficam gravadas.

Uma pergunta: O usuário que roda o serviço do QVS tem permissões suficientes para gravar arquivos nas pastas do servidor? Pois até onde sei, a informação das licenças atribuídas ficam gravadas em arquivos. Uma explicação para esta perda de licenças pode ser que estes arquivos não seja gravados. Fazendo com que a cada restart do servidor, perca-se tudo. Mas novamente, o log do servidor pode te ajudar a descobrir isso.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Dê uma olhada neste tópico

Perda dos registros de licenças no server

Abs!

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado pela resposta Raphael Pacheco e Guilherme Carvalho, entretanto gostaria, se possível, onde fica a configuração no QMC da pasta root?

Achei os arquivos .pgo e Settings.ini em alguns diretórios:

settings.png

Mas acredito que o que está marcado seja o que você informou em sua postagem, tanto que já fiz uma cópia deste diretório.

Quanto ao Log informado pelo Guilherme Carvalho, no QMC em SYSTEM > SETUP > Qlikview Server, aba LOGGING, a pasta LOG Folder está marcada para outro diretório , encontrei vários arquivos de log lá. Qual seria o log e o que devo procurar para achar a possível causa do servidor estar reinicializando sozinho?

Audit_ ... .log;

Events_ ... .log;

Exit.log;

Performance_... .log;

Sessions_... .log;

Desculpe as dúvidas, mas realmente fiquei perdido e estou fuçando tudo que posso para resolver este problema e agradeço antecipadamente a atenção de vocês.

No aguardo e à disposição.

Sávio Bueno.

carvalguil
Contributor III
Contributor III

Tenta o Events_... . log. Carrega ele para um qlikview e procura por linhas cuja coluna severity = Error.

Já usou o Qlikview System Monitor? QlikView Application: System Monitor v5.1.23

É um ótimo App para ter no servidor. Ele dá um panorama geral do servidor. Desde análise dos logs até utilização de licenças, etc.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu a resposta? Se sim, escolha uma e marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter a comunidade organizada

Have fun, be Qlik