12 Replies Latest reply: Mar 5, 2015 6:49 AM by Hamilton Junior RSS

Cronograma para Desenvolvimento de Projetos

Hamilton Junior

Boa tarde, gostaria de saber duas coisas:

A primeira é, quanto tempo cada um de vocês investe para o desenvolvimento de algum projeto, e como fazem, exemplo, vão desenvolvendo a medida que o usuário vai pedindo, fazem um levantamento de todos os projetos possíveis fazendo uma documentação separada para cada um e DEPOIS começar a desenvolver?

A segunda é, existem setores que ja possuem alguns projetos pequenos, praticamente um para cada usuário, é vantagem refazer estes projetos do mesmo setor em apenas único projeto grande? (caso todos os usuários tenham a mesma permissão)

• Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
          Yuri Nicolett

Hamilton, como sou consultor em todos os projetos eu preciso orçar antes, então existe todo o processo de elicitação de requisitos e documentações a serem vistas. Caso você seja funcionário de uma empresa que se utiliza do qlikview e sua empresa/área de ti possuir maturidade o bastante, você também deve propor isso, mas sabemos que a grande maioria das empresas não possuem essa maturidade e saem fazendo o projeto de qualquer forma.

Sobre sua segunda pergunta eu faço outra, você possui licença para manter os projetos separados? Se sim, mantenha separado. A manutenção é mais simples, a aplicação é mais leve/performance, o controle para qualquer alteração também é muito mais simples. Manter um monte de projeto dentro do mesmo qvw é só em caso da empresa querer economizar nas licenças.

Hamilton Junior

Yuri, eu trabalho em uma empresa que possui o Qlikview, acredito que EU tenha que me policiar para começar com esta conduta de entrevistas, cronogramas e tudo mais, porém acredito que seja a melhor forma de trabalhar e não acho que vai ter problemas com os setores.

Referente as licenças, infelizmente hoje temos poucas, acredito que apenas 25 licenças. Acredito que seja uma decisão do meu gerente correto?

Yuri Nicolett

Hamilton, você deve iniciar essa conduta na sua empresa sim, mas isso é algo que leva tempo para as áreas se acostumarem, principalmente se até hoje era tudo no boca a boca. Fazer uma elicitação de projeto consome um bom tempo e nem sempre o pessoal vai querer "pagar" isso.

Lembre-se que apesar do projeto ser interno (ou seja, para a própria empresa) a área de TI esta te alocando para o desenvolvimento de um BI para uma outra área e esse custo deve ser levantado internamente.

Sobre as licenças: a decisão é do seu Gerente, porém você deve orienta-lo: Pode ser que ele economize agora em licenças, mas no futuro uma manutenção em uma aplicação dessas pode levar muito mais tempo do que se o projeto estivesse em um qvw separado.

Yuri Nicolett

Como em trabalho em consultoria, muitos clientes querem colocar MUITAS ÁREAS ou INFORMAÇÕES distintas dentro do mesmo qvw. Resultado: A aplicação vai virar um monstro, vai consumir muito hardware as vezes sendo necessário um upgrade, a consultoria vai gastar mais tempo para manutenção, no final é um tiro no pé.

Claro, existem casos e casos, mas geralmente separamos os qvws.

Tiago Pazeto

Hamilton, também trabalho em empresa que possui Qlikview.

R1: Aqui na empresa existem consultores de TI que são responsáveis pelas as áreas de negócio e antes de chegar a demanda para o desenvolvimento, um documento de especificação é criado com os requisitos e estima-se um prazo para conclusão. No entanto, também existem várias demandas recebidas da diretoria que necessitam de prioridade máxima e distorcem os demais cronogramas/prazos.

Reforçando o que o Yuri mencionou, inicie o levantamento de requisito com as áreas e logo estarão fazendo isto automaticamente. Aqui vale reforçar que o apoio da sua supervisão/gerência é fundamental.

R2: Yuri já comentou tudo. Número de licenças, manutenção futura e tudo mais.

Abraços.

Hamilton Junior

Legal, é muito bom trocar informações com pessoas mais experientes. Aqui esta dando certo esta modalidade, vou refazer todos os projetos para o setor financeiro, hoje eles extraem informações do QV e montam um excel para ver o que querem, isso vai acabar. Em anexo vai meu cronograma, podem dar uma opiniao se estou no caminho certo da organização?

Hamilton Junior

Verdade, eu deixei apenas como "testes" vou especificar melhor.

Hamilton, só agregando mais uma informação a tudo isso que foi dito. Eu costumo após o levantamento e detalhamento da demanda do meu cliente fazer um protótipo rapido , uma visualização daquilo que ele irá receber para formatar a proposta de trabalho.

Isso faz com que ele tenha uma visão anteciapda do painel e possa avaliar se os filtros estão corretos, se vamos ter drill agregações modelos de gráficos e possa materializar um pouco o que será entrregue antes de se começar a fazer. Voce pode usar o próprio excel para isso apenas para diminuir as surpresas no final e diminuir os subentendidos.

abs