12 Replies Latest reply: Mar 5, 2015 6:49 AM by Hamilton Junior RSS

    Cronograma para Desenvolvimento de Projetos

    Hamilton Junior

      Boa tarde, gostaria de saber duas coisas:

      A primeira é, quanto tempo cada um de vocês investe para o desenvolvimento de algum projeto, e como fazem, exemplo, vão desenvolvendo a medida que o usuário vai pedindo, fazem um levantamento de todos os projetos possíveis fazendo uma documentação separada para cada um e DEPOIS começar a desenvolver?

       

      A segunda é, existem setores que ja possuem alguns projetos pequenos, praticamente um para cada usuário, é vantagem refazer estes projetos do mesmo setor em apenas único projeto grande? (caso todos os usuários tenham a mesma permissão)

        • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
          Yuri Nicolett

          Hamilton, como sou consultor em todos os projetos eu preciso orçar antes, então existe todo o processo de elicitação de requisitos e documentações a serem vistas. Caso você seja funcionário de uma empresa que se utiliza do qlikview e sua empresa/área de ti possuir maturidade o bastante, você também deve propor isso, mas sabemos que a grande maioria das empresas não possuem essa maturidade e saem fazendo o projeto de qualquer forma.

           

          Sobre sua segunda pergunta eu faço outra, você possui licença para manter os projetos separados? Se sim, mantenha separado. A manutenção é mais simples, a aplicação é mais leve/performance, o controle para qualquer alteração também é muito mais simples. Manter um monte de projeto dentro do mesmo qvw é só em caso da empresa querer economizar nas licenças.

          • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
            Hamilton Junior

            Yuri, eu trabalho em uma empresa que possui o Qlikview, acredito que EU tenha que me policiar para começar com esta conduta de entrevistas, cronogramas e tudo mais, porém acredito que seja a melhor forma de trabalhar e não acho que vai ter problemas com os setores.

             

            Referente as licenças, infelizmente hoje temos poucas, acredito que apenas 25 licenças. Acredito que seja uma decisão do meu gerente correto?

              • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
                Yuri Nicolett

                Hamilton, você deve iniciar essa conduta na sua empresa sim, mas isso é algo que leva tempo para as áreas se acostumarem, principalmente se até hoje era tudo no boca a boca. Fazer uma elicitação de projeto consome um bom tempo e nem sempre o pessoal vai querer "pagar" isso.

                 

                Lembre-se que apesar do projeto ser interno (ou seja, para a própria empresa) a área de TI esta te alocando para o desenvolvimento de um BI para uma outra área e esse custo deve ser levantado internamente.

                 

                 

                Sobre as licenças: a decisão é do seu Gerente, porém você deve orienta-lo: Pode ser que ele economize agora em licenças, mas no futuro uma manutenção em uma aplicação dessas pode levar muito mais tempo do que se o projeto estivesse em um qvw separado.

                  • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
                    Yuri Nicolett

                    Como em trabalho em consultoria, muitos clientes querem colocar MUITAS ÁREAS ou INFORMAÇÕES distintas dentro do mesmo qvw. Resultado: A aplicação vai virar um monstro, vai consumir muito hardware as vezes sendo necessário um upgrade, a consultoria vai gastar mais tempo para manutenção, no final é um tiro no pé.

                     

                    Claro, existem casos e casos, mas geralmente separamos os qvws.

                • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
                  Tiago Pazeto

                  Hamilton, também trabalho em empresa que possui Qlikview.

                  R1: Aqui na empresa existem consultores de TI que são responsáveis pelas as áreas de negócio e antes de chegar a demanda para o desenvolvimento, um documento de especificação é criado com os requisitos e estima-se um prazo para conclusão. No entanto, também existem várias demandas recebidas da diretoria que necessitam de prioridade máxima e distorcem os demais cronogramas/prazos.

                  Reforçando o que o Yuri mencionou, inicie o levantamento de requisito com as áreas e logo estarão fazendo isto automaticamente. Aqui vale reforçar que o apoio da sua supervisão/gerência é fundamental.

                   

                  R2: Yuri já comentou tudo. Número de licenças, manutenção futura e tudo mais.

                   

                  Abraços.

                  • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
                    Hamilton Junior

                    Legal, é muito bom trocar informações com pessoas mais experientes. Aqui esta dando certo esta modalidade, vou refazer todos os projetos para o setor financeiro, hoje eles extraem informações do QV e montam um excel para ver o que querem, isso vai acabar. Em anexo vai meu cronograma, podem dar uma opiniao se estou no caminho certo da organização?

                    • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos
                      Hamilton Junior

                      Verdade, eu deixei apenas como "testes" vou especificar melhor.

                      • Re: Cronograma para Desenvolvimento de Projetos

                        Hamilton, só agregando mais uma informação a tudo isso que foi dito. Eu costumo após o levantamento e detalhamento da demanda do meu cliente fazer um protótipo rapido , uma visualização daquilo que ele irá receber para formatar a proposta de trabalho.

                        Isso faz com que ele tenha uma visão anteciapda do painel e possa avaliar se os filtros estão corretos, se vamos ter drill agregações modelos de gráficos e possa materializar um pouco o que será entrregue antes de se começar a fazer. Voce pode usar o próprio excel para isso apenas para diminuir as surpresas no final e diminuir os subentendidos.

                        abs