3 Replies Latest reply: Apr 9, 2015 7:06 AM by Pablo Labbe RSS

Função Evaluate

Diogo Duarte

Saudações pessoal!

Estou preparando alguns dados para análises de DRE e criei dois mapas, um com a descrição dos itens que compõem a DRE e outro com as fórmulas das expressões, retornando os valores com a função applymap. E até aqui, tudo funciona muito bem.

Utilizo a função evaluate para que o retorno do applymap seja calculado como expressão, porém quando o resultado não é inteiro a função retorna null, caso contraio, funciona perfeitamente.

Alguém já passou por situação semelhante ou tem ideia de como contornar essa questão?

Att.

• Re: Função Evaluate
          Pablo Labbe

Diogo,

No seu caso eu usaria a funcionalidade "dollar expansion". A mesma técnica que usamos com variáveis , podemos usar com formulas em campos.

A sintaxe é a seguinte   $(=Campo_Formula) . O segredo é o "=" antes do nome do campo.

Espero que ajude.

Pablo Labbe

Diogo Duarte

Valeu a dica Pablo!

No meu caso não funcionou, porque eu estou fazendo isso no script. Testei em um gráfico e funcionou direitinho.

Mas tua dica me fez resolver o meu problema da forma mais simples possível.

Tenho a seguinte linha em um inline:

indice,expressao

1, total + ipi + icmsSolidario + valorFrete

Atribuo a fórmula da expressão a uma variável com Applymap:

LET variavel = ApplyMap('expressao',$(indice));

E no load eu simplesmente invoco a variável e ele executa a expressão como eu desejava:

demonstrativo:

LOAD empresa ,

regiao,

$(variavel) as expressao

Não descobri o problema do Evaluate hehe, mas de qualquer forma, muito obrigado pela dica!!

Pablo Labbe

Diogo,

Ótimo saber disso. Expansão de dólar e um recurso muito poderoso para criar formulas e ate mesmo Loads dinâmicos no script.

Não esqueça de fechar a conversa indicando se houve resposta útil ou correta.

Abraço,

Pablo Labbe