Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Total acumulado.

     Bom dia estava com um problema a algum tempo atrás onde precisava listar todos os totais acumulados referentes aos períodos(meses) anteriores ao atual: Total acumulado.

Segui o exemplo que o nicolett.yuri me enviou, e a principio funcionou, porém não consegui adaptar para que ficasse da maneira que eu necessito.

Rotatividade.jpg

Essa imagem é de como ficaram os dados utilizando o exemplo do nicolett.yuri, porém pelo fato do meu período ser extraído da data em que foi admitido ou demitido um funcionário ele vai se repetir para cada registro, e no caso só preciso do ultimo registro de cada período. Tentei tratar de varias maneiras mas nenhuma me trouxe o resultado esperado. Nesse gráfico fiz a ordenação descendente pela expressão Data_Rotat, portanto a data que me interessa é a primeira de cada período. Ex: Abr 2015 - 415, Mar 2015 - 396, Fev 2015 - 382.  Caso alguém tenha alguma ideia de como posso tratar essa questão ficarei agradecido. Qualquer duvida estou a disposição. nicolett.yuri‌ Vou utilizar seu exemplo no anexo.

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Marcos, o que você pode fazer é criar um campo que indique que aquela linha é a última linha daquele mês, por exemplo:

if(

  MesAno <> Previous(MesAno),

  'S'

  ) as FLG_ULTIMO_REGISTRO

Agora quando desejar exibir somente a última linha, basta fixar FLG_ULTIMO_REGISTRO  = 'S' na sua expressão.

View solution in original post

6 Replies
nicolett_yuri

Marcos, me explica melhor o que você esta tentando acumular.

No exemplo que enviei temos uma tabela por PRODUTO, MES e VALOR. Fizemos acumular, por produto, por mês e acumulado geral.

Not applicable
Author

Bom dia Yuri, preciso acumular o total de funcionários pela dimensão "PERIODO", porém acontece que por essa dimensão ser extraída das datas de admissão e demissão o gráfico interpreta a dimensão como se fosse a data, por isso ele está trazendo o período para cada registro de data, e pra mim o que interessa é somente o ultimo registro de cada período. No exemplo meu gráfico teria que ficar assim:

Abr 2015 - 415

Mar 2015 - 396

Fev 2015 - 382

No caso 415, 369, e 382 são referentes  a contagem(admissão - demissão) dos últimos registros de admissão ou demissão no mês.

Por exemplo: Em Abril tive uma demissão dia 12/04/2015 e outra no dia 30/04/2015

o total acumulado que preciso tem que ser baseado no dia 30/04/2015 que foi o ultimo registro do mês.

Atualmente o meu gráfico está trazendo a contagem para todos os registros como mostrado na imagem. Qualquer duvida estou a disposição.

nicolett_yuri

Se você colocar um exemplo com seus dados fica mais fácil de te explicar, mas basicamente você precisa fazer um MAX nesta tabela para te retornar somente o último registro.

Not applicable
Author

      Boa tarde, tentei fazer um exemplo mas não funcionou da mesma maneira, estou te enviando o meu aplicativo caso queira analisar. Quanto a função MAX, não sei como poderia ser feito para pegar a maior data de cada mês.

nicolett_yuri

Marcos, o que você pode fazer é criar um campo que indique que aquela linha é a última linha daquele mês, por exemplo:

if(

  MesAno <> Previous(MesAno),

  'S'

  ) as FLG_ULTIMO_REGISTRO

Agora quando desejar exibir somente a última linha, basta fixar FLG_ULTIMO_REGISTRO  = 'S' na sua expressão.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados