Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Agregar percentual por Vendas em Tabelas Dinâmicas

Bom dia Pessoal,

Estou com um problema relativamente simples que não estou conseguindo resolver.

Tenho uma tabela dinâmica com as dimensões Produto e Vendedor. Preciso calcular o percentual de clientes positivados por Vendedor levando em consideração cada produto. Os clientes podem se repetir entre os produtos.

Por exemplo:

Vendedor joao

Por exemplo: Produto, Total_Cliente, Vendedor

                       A,           10,        joao

                       B,            20,       joao

                       C,            25,       joao

Total do vendedor joao distintamente: 30

Vendedor jose

                       Produto, Total_Cliente, Vendedor

                        A,          20,               jose

                        B,          30,               jose

                        C,          10,               jose


Total do vendedor jose distintamente: 40

Total dos 2 vendedores: 50

O que eu preciso é o seguinte: no meu cálculo eu quero percentual de clientes por vendedor considerando o total de cliente dos produtos daquele vendedor :

Exemplo:

joao

Produto A = 10/30

Produto B=   20/30

Produto C=   25/30

jose

Produto A = 20/40

Produto B=   30/40

Produto C=   10/40

Quando eu faço estes cálculos os valores são consolidados pelos dois vendedores, ou seja, cada valor de clientes por Produto é dividido por 50. Não quero isso, quero o percentual de clientes por vendedor/produto pelo total de cada vendedor.

Alguém tem alguma ideia de resolver isso?

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

João Carlos Ferreira.

1 Solution

Accepted Solutions
paulovendruscol
Creator
Creator

João, veja se é isso que você precisa.

View solution in original post

9 Replies
nicolett_yuri

João, você pode resolver isso usando a função TOTAL e passando a quebra da dimensão do vendedor, mais ou menos isso: SUM(TOTAL <VENDEDOR> VALOR).

De qualquer maneira, disponibilize alguns dados de exemplo para poder te demonstrar melhor.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Yuri,

Segue o modelo de teste.

Neste modelo está com problema no filtro de produto. Quero que ao  selecionar o produto, manter o percentual correto na tabela. Selecionando o produto está mostrando 100%. Se eu selecionar o Vendedor, está mostrando corretamente.

Quero independentemente de cada filtro o valor do percentual de clientes por vendedor em cada produto se mantenha e não mostre 100%.

João Carlos.

nicolett_yuri

João, mas se sua análise é em relação aos produtos, porque você quer remover o resultado do filtro do produto? Vai ficar um pouco sem sentido

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Yuri,

Eu não quero remover o resultado do filtro de Produto. Eu quero que o resultado na tabela dinâmica seja o mesmo quando eu selecionar o produto ou o vendedor.

Por exemplo: Sem nenhuma seleção o valor de Mix Produto % está correto: Veja o print:

Quando eu selecionar o vendedor e o produto

Note que no segundo print o valor para o vendedor joao e o produto A está com 100%. Sei que neste caso está sendo considerado o valor do filtro de produto. Esta sendo 3/3. Na verdade deveria ser 3/5. Ou seja o meu denominador na divisão deve ser mantido com o filtro para considerar o percentual em cima do total de clientes geral daquele vendedor em todos os produtos dele.

João Carlos Ferreira.

paulovendruscol
Creator
Creator

João, você gostaria de realizar o calculo independente dos filtros realizados, correto?

Se for isso, basta incluir o identificador {1} na expressão.

=num(COUNT(DISTINCT{1<Vendedor={'joao'},Produto={'A'}>} CNPJ_Cliente)/

COUNT(DISTINCT TOTAL{1<Vendedor={'joao'}>}CNPJ_Cliente),'##,00%')

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Paulo boa tarde,

Não é bem isso. A minha expressão é um cálculo de percentual. O numerador é a quantidade de clientes do vendedor no mês para o produto X. O denominador é quantidade total de clientes de todos os produtos para o Vendedor X.  O percentual é a quantidade de clientes do mês do produto X dividido pela quantidade de clientes total de todos os produtos para o vendedor X no mês. Ou seja, o denominador que a quantidade Total  tem que se manter nos filtros. Assim o percentual vai aparecer correto na tabela com os filtros aplicados.

Minha Expressão: Quantidade de clientes no mês do produto X para o vendedor X

                             /

                            Quantidade Total de clientes no mês do todos os produtos para o vendedor X -> Este valor deve permanecer fixo nas seleções de produto ou Vendedor.

João Carlos.

paulovendruscol
Creator
Creator

João, veja se é isso que você precisa.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Bom dia Paulo,

É exatamente isto que preciso. Tive que fazer alguns ajustes para atender meu modelo de dados. Mas me ajudou muito a expressão que você me enviou.

Muito Obrigado,

João Carlos Ferreira.

paulovendruscol
Creator
Creator

Boa Tarde!

João,

Por nada.

Conforme minha primeira resposta, quando utilizamos o identificador {1} na expressão o QlikView realiza o calculo baseado em todos os registros da aplicação, ou seja, ignora todas as seleções, porém, considera a dimensão do objeto.

Depois leia sobre Análise de Conjunto (no manual de referência do QlikView) onde é abordado a utilização de identificadores.

Abs