10 Replies Latest reply: Jun 12, 2015 1:56 PM by Vanessa Faria RSS

Média ponderada de apenas valores válidos em níveis diferentes

Vanessa Faria

Bom dia a todos,

Estou com dificuldade de transformar um cálculo realizado no Excel para o QlikView. Preciso apresentar os resultados de uma avaliação, tenho todos reunidos em uma base em que existem diversas dimensões a serem analisadas, como por exemplo: período de avaliação, fornecedor, macro critérios (com respectivos pesos) e critérios (com respectivos pesos).

Algumas regras que tem dificultado minha análise:

- A cada critério é atribuída uma nota, que varia de 0 a 10 ou pode ser "Não aplicável". Quando "Não aplicável", o peso do critério é distribuído dentre os demais Critérios do Macro critério, a fim de obter a média ponderada dos critérios válidos.

- Quando todos os Critérios do Macro Critério forem "Não Aplicáveis", o peso do Macro Critério é distribuído entre os demais Macro Critérios, para obter a média geral do fornecedor.

Os dados de uma avaliação são os seguintes:

Macro CritérioPeso_MacroCritérioPeso_CritérioNota_IDF
      Qualidade0,25Conformidade com a especificação/solicitação0,48
      Qualidade0,25Documentação associada0,258
      Qualidade0,25Capacidade de atendimento: recursos e processos0,358
      Entrega0,25Pontualidade 0,759
      Relacionamento0,175Ética, Cordialidade, equilíbrio em situações de conflito0,4510
      Relacionamento0,175Comunicação clara e transparente0,28
      Relacionamento0,175Comprometimento0,359
      Entrega0,25Documentação Fiscal de cobrança em conformidade0,259
      SMS - RS0,15Atendimento aos requisitos legais (PPRA, PCMSO, ASO)0,410
      SMS - RS0,15Responsabilidade solidária0,5N/A
      SMS - RS0,15Iniciativas voltadas a sustensabilidade Social e Ambiental0,110
      Negociação0,175Proposta conforme escopo solicitado0,410
      Negociação0,175Agilidade no envio da proposta0,38
      Negociação0,175Flexibilidade nas negociações0,38

Consegui fazer a ponderação tranquilamente quando a dimensão do gráfico é o "Macro Critério", utilizando a seguinte expressão:

=(sum(if((Nota_IDF='N/A'),'',Nota_IDF)*Peso_Critério))/(sum(if((Nota_IDF='N/A'),0,Peso_Critério)))

Capturar1.JPG

Porém preciso gerar um gráfico da Evolução da média do fornecedor por trimestre e não consigo fazer com que a ponderação do Peso do Critério aconteça antes do cálculo da média geral.

Tentei utilizar a expressão:

=sum((if((Nota_IDF='N/A'),'',Nota_IDF)*Peso_Critério*Peso_Macro))/(sum(if((Nota_IDF='N/A'),0,Peso_Critério*Peso_Macro)))

Porém ela retorna o valor 8,82 quando deveria ser 8,91 (8*0,25+9*0,25+9,3*0,175+10*0,15+8,8*0,175).

Capturar2.JPG

Alguma sugestão? Deveria "setar" a média por Macro Critério no código fonte, utilizando 'set analysis' ou algum outro comando?

Estou um pouco perdida... Se for necessário encaminhar o arquivo em QlikView me avisem que trato as informações confidenciais.

Encaminho a base compilada e a planilha de avaliação individual para auxiliar na análise das fórmulas.

Desde já muito obrigada.