9 Replies Latest reply: Jun 15, 2015 10:33 AM by Yuri Nicolett RSS

Trocar Letras por palavras?

Filipe Mattos Kuhn

Olá pessoal, tudo bem? Tenho uma dúvida...

Tenho uma tabela, com diversos dados, do tipo:

Header 1Header 2Header 3Header 4
      Cliente xpeçaB1
      Cliente ypeçaA3
      Cliente zmaquinaC1

Gostaria de atribuir palavras para substituir as letras e Números das colunas 3 e 4.

Exemplo. B = Chamado concluido
                     A = Em Andamento

1 = Faturado

3 = Em espera..

e assim por diante. tenho várias tabelas que não tenho como vincular nomes. Sei para que serve, mas o sistema trata apenas por códigos. Gostaria de apresentar nos relatórios e gráficos de uma maneira mais amigável.

Tem como fazer isto?

Abraço a todos!

• Re: Trocar Letras por palavras?
          Raphael Pacheco

Olá Filipe.

Para fazer isto, primeiro crie uma tabela utilizando o comando Mapping Load a partir de uma tabela, ou arquivo xls, ou até mesmo in line.

Ex:

[De, Para]:

Mapping Load * inline [

De, Para

A, Em Andamento

B, Chamado Concluido

C, Outros

1, Faturado

3, Em Espera

];

Depois em sua tabela de dados vc inclui o comando:

ApplyMap('De, Para', [Header 3]) as [New Header 3],

ApplyMap('De, Para', [Header 4]) as [New Header 4],

Este comando basicamente trocará o índice informado no campo [Header 3] pelo valor existente na tabela mapping.

Bom, espero ter ajudado!

Yuri Nicolett

Sim Filipe, você pode usar uma Mapping Table, essa tabela faz um DE/PARA de seus dados.

Vamos ao exemplo:

DescricaoHeader

Mapping LOAD * INLINE [

DE, PARA

A, Descricao1

B, Descricao2

C, Descricao3

];

Em sua tabela que possui a coluna Header, faça assim:

ApplyMap('DescricaoHeader', [Header 3], 'Não Encontrado') as DescricaoHeader

Explicando os parâmetros do ApplyMap

'DescricaoHeader' = Nome da tabela de mapeamento

[Header 3] = Nome da coluna que sofrerá o DE/PARA

'Não Encontrado' = Caso a condição não seja atendida, ou seja, existe um valor que não esta na sua tabela de De/para, então essa linha ficará com o Valor 'Não Encontrado'

Filipe Mattos Kuhn

Boa tarde a todos! Pois bem, tentei executar a funções que foi passada, mas o que acontece, é que eu talvez não tenha entendido o procedimento.

Yuri, eu preciso criar uma tabela real, em .xls para fazer este mapeamento, ou somente crio um script no carregamento de dados e coloco o Mapping?

E na tabela onde eu quero fazer a troca, onde eu coloco o código do ApplyMap? Tentei em vários locais, mas da erro. tenho da seguinte forma montado: OBS: se eu não por "," no fim do código ele apresenta erro e nem continua o carregamento.

Screen Shot 06-12-15 at 02.29 PM.PNG

Screen Shot 06-12-15 at 02.32 PM.PNG

Yuri Nicolett

Filipe, pode ser feito via LOAD INLINE (Criação de uma tabela pelo próprio QlikView) ou por planilha excel, tabela de banco etc.

A tabela de mapping precisa ter somente duas colunas, sendo a primeira o "De" (origem) e a segunda o "Para" (destino).

Lembre-se de colocar o nome da tabela! Este é necessário para indicar qual a tabela de mapping vai utilizar no ApplyMap.

Olhando a imagem me parece que você esqueceu de colocar o nome da tabela de mapping e faltou uma virgula após finalizar o comando ApplyMap.

Filipe Mattos Kuhn

Bhaaa Yuri.. cara.. entendi só agora. Eu estava apanhando aqui. O que aconteceu é o seguinte:

Eu fiz todo o procedimento correto, só que eu ficava testando a "troca" do "código" pela palavra que eu escolhia na tabela de origem!! Mas o que acontece é que o "Mapping LOAD" gera a própria tabela, e lá que eu vou encontrar a coluna original com o código e a mesma já com as palavras que eu determinei trocar.

Agora sim, compreendi. Testei tbm utilizando

LOAD *inline tbm funciona

Só um detalhe trocar o vermelho, pelo nome da caoluna que vc criou la no mapping

ApplyMap('DescricaoHeader', [Header 3], 'Não Encontrado') as DescricaoHeader

Valeu, e obrigado pelas dicas!