5 Replies Latest reply: Jul 9, 2015 9:43 AM by Renato Tavares RSS

QLIKVIEW X DATA WAREHOUSE: Conceitos Aplicados e Ensino

Michael Ataides de Melo

Boa tarde Pessoal,

Estou finalizando minha faculdade e escolhi como tema do meu projeto final a utilização de ferramentas de BI (Qlikview) no ensino de sistemas de informação (Data Warehouse).

Além de toda literatura sobre Data Warehouse e Business Inteligence, que é farta, preciso conceituar as ferramentas OLAP.

A minha ferramenta de escolha foi o Qlikview, porém estou encontrando dificuldade em localizar referências bibliográficas que contribuam para o tema e principalmente sobre AQL/QIX.

Ainda não consegui definir bem o escopo do projeto por falta dessas informações, mas a intenção é mostrar como os conceitos de Data Warehouse são aplicados no Qlikview e como o Qlikview poderá contribuir para os ensinamentos destes conceitos e também tentar mostrar o quão ágil pode ser essa aprendizagem.

Caso vocês tenham alguma referência ou material que pudesse contribuir com o trabalho eu agradeceria muito.

Aceito sugestões e caminhos caso alguém já tenha experiência nesse assunto. Enquanto o Escopo não estiver totalmente finalizado qualquer dica para fazer um trabalho de qualidade será bem vinda.

fernando.tonialnicolett.yurimichaelataides

Ps.: Fernando estou sendo orientado pelo profº Luca nesse trabalho e lembramos de ti. rs