6 Replies Latest reply: Jul 8, 2016 5:43 PM by Clever Anjos RSS

Valor

Boa tarde.

Nesta tabela quando for a SEQUENCIA B09 gostaria de obter o valor correspondente a SEQUENCIA SAL.

Até ai OK... mas quando a opção "Ocultar quando o valor for Nulo" na dimensão, a SEQUENCIA SAL é eliminada corretamente, e a SEQUENCIA B09 fica com o valor zero. Gostaria que a B09 continuasse com o valor.

If(SEQUENCIA = 'A', Sum({<SEQUENCIA = {'A*'}>} TOTAL <ANO, MES> REALIZADO),
      If(SEQUENCIA = 'B', Sum({<SEQUENCIA = {'B*'}>} TOTAL <ANO, MES> REALIZADO),
      If(SEQUENCIA = 'B09', Sum({<SEQUENCIA = {'SAL'}>} TOTAL <ANO, MES> REALIZADO),
      If(HISTORICO = '', '',
      SUM(REALIZADO)
      )
      )))

Também gostaria que a SEQUENCIA A07 e B10 ficassem com o valor '' e não zero. Parece que o comando If(HISTORICO = '', '' não está fazendo isso.

Valeu

• Re: Valor
          Alessandro Furtado

Boa tarde Rafa.

Imagino ainda que vais ter o total no C , mas como não falou nada, imagino que vais fazer no script.....

Deve ter outros jeitos......

2015-07-11 14_46_06-QlikView x64 - [C__tmp_TESTE2.qvw_].png !

Boa tarde.

Quando me referi na sequencia B09 obter o valor da soma da sequencia SAL foi só um exemplo. Precisava fazer essa soma nas expressões e não colocando formula na dimensão como colocasse no exemplo.

Vou ter outras situações ainda que vou somar mais valores, e por isso preciso calcular isso na expressões. Não estou entendendo porque o set analysis não está funcionando para esse caso. Já tentei colocar o TOTAL, ALL antes e depois da expressão mas sem bons resultados.

Depois de concluída essa tabela terá mais linhas que farei somas que SEQUENCIAS que não estão na tabela, e o que quero fazer na B09 é só um exemplo para que eu consigo continuar o desenvolvimento.

Valeu

Alessandro Furtado

Rafa, eu respondi o que parecia ser o seu problema (como colocado no post).   Se você quer ter esta flexibilidade, segue um exemplo de XLS que uso quando crio DRE.

IDDESCRICAOGRAUVALOR
                  1RECEITA OPERACIONAL BRUTA1NULL
                  2RECEITA DE VENDAS2NULL
                  3VENDA DE PRODUTOS MERC INTERNO3<3010101001>
                  4VENDA DE PRODUTOS MERC EXTERNO3<3010101002>
                  5( - ) DEDUÇÕES DA RECEITA OPERACIONAL BRUTA1NULL
                  6DEVOLUÇÃO DE VENDAS2NULL
                  7DEVOLUÇÃO DE VENDAS MERC INTERNO3<3040101001>
                  8DEVOLUÇÃO DE VENDAS MERC EXTERNO3<3040102001>
                  9IMPOSTOS S/VENDAS2NULL
                  10ICMS3<3030201001>
                  11IPI3<3030201002>
                  12COFINS3<3030201003>
                  13PIS3<3030201004>
                  14ISS3<3030201005>
                  15INSS3<3030201006>
                  16( = ) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA1{1} + {5}
                  17( - ) CUSTOS1NULL
                  18CUSTO DA MAO DE OBRA DIRETA2NULL

Neste caso, as vendas de produtos (ID 3 e 4) são do grau 3 e portanto pertencem ao grau 2 e este ao grau 1 (para efeito de somatória dos grupos e subgrupos....) e ainda tem as formulas (ID 16) que é a soma do ID 1 com o ID 5 (e este como vem negativo na base diminui o valor....).   Desta forma, o que eu colocar na planilha entra no DRE.  Se eu tiver mais de uma conta contábil (na coluna VALOR basta colocar no formato   <3010808020>+<3010601021>+<3010409022>) e ai usando o subfield sei as contas que vou somar na linha..DRE.pngDRE2.pngDRE3.png

Como podes ver, a dimensão uso o texto do XLS (ou posso pegar de base...), sem nenhum if e a expressão pega dos lançamentos contábeis.   No caso deste exemplo usei aggr mas poderia ser um sum(Lancamento) (no caso do aggr é que nesta base tinha ainda outros calculos e me vi formado a usar....)

Explicando melhor:

Somar na SEQUENCIA C o valor da SEQUENCIA S1 + S2 e deixar a linha do S1 e S2 oculta.

Segue exemplo.

Valeu

Clever Anjos

Já conseguiu a resposta? Se sim, escolha uma e marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter a comunidade organizada