7 Replies Latest reply: Aug 13, 2015 2:37 PM by Yuri Nicolett RSS

    Gráfico CrossTab

    João Candido

      Bom Dia pessoal, continuando com nossos estudos e pesquisas sobre o Qlic Sense e continuando com nossas dúvidas.

      A questão dessa vez é a seguinte:

      Vamos ignorar as coluna de dados que não fazem parte da questão.

      No Gerenciador de dados temos entre outros dados uma coluna de data (Data da Venda) uma coluna com o vendedor e outra coluna com o valor da venda, algo mais ou menos assim.

      ConsultaPL.PNG

      Esses dados estão sendo exibidos em uma tabela de forma onde foi somado o valor da vendo de cada vendedor por data, gerando uma imagem assim.

      470aac0283374cd99c41960f3a9ad6e1.png

      A intenção é mostrar esses dados em forma de gráfico de linhas, gerando uma imagem assim

      Grafico.png

      É nesse ponto que estamos enfrentando dificuldade, para gerar o gráfico acima criamos uma medida para cada vendedor com o seguinte código  SUM(IF(SEQVENDEDORVENDA = 285,PESOVENDA,0)), o final é o que esperamos, mas dessa forma ficou muito complicado pois, além de ter que criar uma quantidade grande de medidas (uma para vendedor) a coisa não vai ficar muito dinâmica.
      Nesse caso estamos falando de vendedores, considerando que a empresa possa contratar novos vendedores, para cada novo cadastro terá que ser criado uma nova medida, a mesma coisa pode acontecer se tratarmos de outros dados, produtos, clientes, variação cambial comparando moedas específicas, enfim, podemos ter uma quantidade enorme de possibilidades.
      Minha dúvida é: Existe uma forma mais dinâmica criar o gráfico apresentado acima?
      Pensando no exemplo apresentado, algo sem a necessidade de criar manualmente uma nova medida para cada novo representante contratado.

      Desde ja agradeço.

        • Re: Gráfico CrossTab
          Yuri Nicolett

          João, você deve criar uma tabela auxiliar com as colunas VENDEDOR e PESO, feito isso você liga essa nova tabela com a tabela que possui o vendedor.

          A expressão do seu gráfico ficará mais simples, sendo apenas SUM(VENDA) * AVG(PESO)

           

          OBS: Considerando que exista a dimensão Vendedor em seu gráfico e apenas um peso para cada vendedor, então pode ser usar o AVG ou então o ONLY

            • Re: Gráfico CrossTab
              João Candido

              Desculpe Yuri, eu não entendi sua resposta, olhando a tabela e o gráfico dos exemplos, essas duas informações estão em um aplicativo Qlik Sense, pegando a tabela como exemplo podemos ver na primeira coluna temos uma linha para cada vendedor, as outras colunas tem resultado (soma) de cada período analisado.

              Podemos que no gráfico o objetivo é mostrar graficamente o resultado apresentado na planilha, se eu entendi corretamente para isso é necessário que no eixo X (Dimensão) eu tenha a Data e no eixo Y (Medida) eu tenha a venda de cada vendedor mostrando uma linha do gráfico para cada vendedor, assim como esta na imagem do gráfico.

              Foi ai que eu não entendi, mesmo eu criando uma nova tabela com o vendedor fazendo o JOIN entre elas, eu ainda continuaria com a mesma situação que seria, como os dados no gráfico serão exibidos como estão na tabela?, ou seja, cada linha do eixo Y são os dados de um representante.

              Desculpe e insistência, mas realmente não entendi como fazer isso, até tentei mas não deu certo.
              Desde já agradeço a paciência e colaboração.

                • Re: Gráfico CrossTab
                  Yuri Nicolett

                  João, você esta querendo adicionar um Peso de Venda para cada vendedor, correto?

                  Você já possui esse Peso de Venda em alguma tabela que foi lida no seu qlik?

                    • Re: Gráfico CrossTab
                      João Candido

                      Yuri, todos os dados estão na tabela, abaixo.

                      Grafico.png

                      Essa tabela tem 88 linhas, cada linha é vendedor.
                      Ai temos as colunas por exemplo, 01/2015, 02/2015, 03/2015, cada uma dessas colunas são os dados que devem ser analisados no gráfico.

                      O Gráfico deve ficar como o exemplo abaixo

                      Grafico_2.png

                      Cada uma dessas linhas do gráfico mostra os dados de um vendedor, vamos pegar como exemplo o vendedor 285, que é o primeiro vendedor da tabela acima, ele esta sendo demonstrado pela linha azul a primeira linha.

                      O problema é que para mostrar no gráfico da forma que esta sendo mostrado eu criei uma medida para cada vendedor.

                      . Medida.PNG

                      Da forma que eu fiz teria que criar 88 medidas, uma para cada vendedor e caso a empresa contrate novos vendedores para que o gráfico fique correto terá que ser criada novas medidas, a cada novo vendedor criar uma nova medida, queria saber se existe outra forma de fazer isso, ou seja, montar o gráfico sem a necessidade criar uma medida para cada vendedor, dessa cada novo vendedor que entrar para a equipe automaticamente ele irá aparecer no gráfico.

                      Entendeu a necessidade?