4 Replies Latest reply: Jan 11, 2016 7:21 AM by Alexandre Alves RSS

Modelo Associativo - Algumas dúvidas.

Boa noite, pessoa!

Feliz 2016 a todos...

Bom,

vamos começar o ano com muito qlikview...

Questões:

Tenho as seguintes dúvidas quanto ao modelo associativo...

Tenho, por exemplo, duas tabelas que no modelo relacional estão ligadas pelos campos A, B e C, mas essas tabelas possuem vários outros campos em comum...Tentei ligar as duas tabelas utilizando linktable.

1-Devo criar a link table somente com os campos A, B e C como está no modelo relacional, ou devo criar a chave com todos os campos em comum entre as duas tabelas( como li em alguns artigos - fiz assim e não consegui ).Ainda sobre os campos em comum, tenho campos que representam a mesma informação nas duas tabelas, mas possuem nomes diferentes( ex: Tabela A tem o campo [Nr Pedido] e na tabela B tem o nome [Num. Pedido], devo renomear esses campos na link table ?

2-Outra coisa que fiquei sem entender e atribuí à má formação do meu modelo de dados diz respeito a seguinte situação:

Utilizando a dimensão ano, por exemplo, o gráfico de barra me mostra os anos que carreguei na planilha com os valores referentes a esses anos normalmente , mas aparece o caracter  '-'( traço ) como dimensão também com valores( De onde vem esses valores que ele somou e atribuiu ao valor de dimensão '-' que não existe ).Quando coloco pra exibir o campo ano na tela, só aparecem os valores dos anos que estão na planilha( corretamente ), Não há '-'...( o campo ano foi retirado a partir de uma data da planilha utilizando a função Year )

3-Falando em datas...Quais os cuidados básicos preciso ter ao tratar datas, tanto na formatação da planilha quanto dentro do script.Preciso formatar já na planilha em um determinado formato ? preciso utilizar alguma função a mais no script para garantir sempre que terei um valor  esperado ? O que a experiência de vocês pode me dizer a esse respeito...

abraço!