Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Contagem de clientes por vendedor selecionado

Boa tarde, Pessoal. Estou tentando solucionar aqui um pequeno problema. Tenho uma tabela da seguinte forma:


VENDEDOR:

CODVENDEDOR,

NOMEVENDEDOR

CLIENTE:

CODCLI,

NOMECLIENTE,

CODIGOVENDEDOR

VENDA:

PEDIDO,

CODPROD,

QT,

CODCLI,

CODVENDEDOR

Neste caso, utilizando um painel de filtro com "NOMEVENDEDOR" da tabela "VENDEDOR", como devo contar os clientes de cada vendedor selecionado sem que a relação com a tabela "VENDA" influencie no resultado?

Analisando outra dúvida no forúm, encontrei dessa forma:

count(distinct {<[CODIGOVENDEDOR]=p([CODVENDEDOR])>} [CODCLI])

Porém, sem sucesso. 

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
maiconmello
Creator III
Creator III

Bom dia , se você fizer uma tabela dinâmica da seguinte forma :

Dimensão pode colocar o vendedor e na expressão count(codcli) , não resolveria ??

Segue o modelo.

Maicon Mello

View solution in original post

4 Replies
maiconmello
Creator III
Creator III

Bom dia , se você fizer uma tabela dinâmica da seguinte forma :

Dimensão pode colocar o vendedor e na expressão count(codcli) , não resolveria ??

Segue o modelo.

Maicon Mello

fabionakashigue
Partner - Creator
Partner - Creator

Maicon,

No seu modelo ligando apenas ao vendedor não é possível caso o Augusto queira uma análise por cliente.

O ideal seria ele criar uma tabela única juntando vendedor/cliente. E ligar a tabela de vendas com uma chave concatenada Cliente&'|'&Vendedor com a tabela dimensional criada.

Abs

Not applicable
Author

Bom dia,

Maicon, fiz da forma que você falou, porém adicionando mais um campo à tabela CLIENTE. Adicionei um campo "CODCLIENTE". Sendo assim, ele não é utilizado para ligação das tabelas. Depois disso, usei a expressão:

count( [CODCLIENTE])

Dessa forma, ao selecionar um vendedor no filtro, o KPI me mostra a quantidade total de clientes que o vendedor atende.

Porém, achei interessante a solução do Fábio, acredito que de forma geral, para a modelagem ficaria melhor. O que vocês acham?



maiconmello
Creator III
Creator III

augustoalmeida‌ acho interessante e valida sim ! Porém pelo que entendi Fabio , você irá analisar quantos vendedores atendeu esse cliente.Certamente muito interessante ! E eu já te mostro quantos clientes tem cada vendedor.