Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
welinton123
Contributor III
Contributor III

Set Analysis Condicionais Mistas

Boa noite,

Estou com o seguinte cenário:

Tenho uma lista de venda por cliente onde quero identificar quantos clientes compraram um conjunto de produtos específico.

Nesse cenário existe a particularidade de que um cliente compra mais de um produto.

A situação é seguinte:

Quero contar quantos clientes compraram os produtos excluindo 2 grupos de produtos sendo que se o cliente comprou um produto destes grupos mas também de um grupo válido ele deve ser considerado.

Por seleção com lista eu chego no resultado mas com Set Analysis não consegui.

Exemplo dos grupos utilizados onde o total de clientes é 50 e com a seleção abaixo ficam 40 clientes.

Quando eu fiz Count(Distinct {$} Clientes) - Count(Distinct {$<Operadora={'*CHIP*'}>} Clientes) - Count(Distinct {$<Operadora={'*FISICO*'}>} Clientes) o numero cai para 15, justamente porque esses clientes que compraram do grupo CHIP também compraram de outro grupo.


EXEMPLO.PNG

Alguém tem uma idéia?

Obrigado!

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
welinton123
Contributor III
Contributor III
Author

Boa noite Pessoal,

Descobri onde estava errando, o modificador para texto correto é " " ao invés de '  ' então corrigindo a expressão:

=Count(DISTINCT {$<OPERADORA_GRUPO-={"*CHIP*", "*FISICO*"}>} LOJA_CODIGO)

Fica aí a dica para quem quiser ler mais sobre modificadores, tem um documento legal do FABRICE44‌ no link:

Set Analysis: syntaxes, examples

Abs.

Welinton R Gonçalves

View solution in original post

1 Reply
welinton123
Contributor III
Contributor III
Author

Boa noite Pessoal,

Descobri onde estava errando, o modificador para texto correto é " " ao invés de '  ' então corrigindo a expressão:

=Count(DISTINCT {$<OPERADORA_GRUPO-={"*CHIP*", "*FISICO*"}>} LOJA_CODIGO)

Fica aí a dica para quem quiser ler mais sobre modificadores, tem um documento legal do FABRICE44‌ no link:

Set Analysis: syntaxes, examples

Abs.

Welinton R Gonçalves