3 Replies Latest reply: Mar 30, 2016 6:00 PM by Luciano Vasconcelos RSS

    Carreira QlikviewBo

    Guilherme Rigonato

      Bom dia, amigos.

       

      Sou recém formado em Administração de empresas, 23 anos, e tive o primeiro contato com o QV durante a graduação, atualmente trabalho na empresa da família, porém não me identifico muito com o perfil dela. Estudei por conta própria Qlikview, Set Analysis, SQL e Excel, acredito que tenho uma pequena noção, tanto que implementei a ferramenta na empresa tendo excelentes resultados e vários elogios.

      Gostaria saber como está o mercado para um desenvolvedor ou algo relacionado, como por exemplo, dia-a-dia no trabalho, salário inicial, progressão de carreira e etc.. Também gostaria de saber se aconselham cursos e se realmente é importante. Desde já obrigado. Por favor, compartilhem suas experiências.

        • Re: Carreira QlikviewBo
          Yuri Nicolett

          Guilherme, em relação ao ambiente atual acredito que a nossa profissão é a que esta em alta no momento, ainda mais em tempos de crise em que muitas empresas querem melhorar sua performance, etc.

           

          Acredito que o ideal é você correr atrás da certificação developer, isso vai te ajudar bastante na procura de emprego. Se não se sentir preparado, então procure fazer treinamentos de qlik.

           

          Em relação a progressão não tem como falar, isso vai de você e da empresa em que for trabalhar.

          • Re: Carreira QlikviewBo
            Aderlan Rodrigues

            Olá Guilherme,

             

            Minha graduação foi técnica, com muita dificuldade de trabalhar na área de tecnologia em 2007 / 2008, me formei no que era tendência na época: Sistemas para Internet.

            Quando consegui um trabalho na área, fiquei muito feliz, recém formado, tive a sorte de trabalhar em uma empresa que demandava muita informação analítica e estudar "esse tal de BI" foi uma exigência natural, e fui gostando disso.

            Então percebi que saber da tecnologia era o menor dos problemas, pois a maior dificuldade é conhecer de negócio, então, fiz uma MBA de gestão.

             

            Esse texto anterior foi para dizer que o principal você já tem, tanto a formação que lhe permite conhecer negócios ao invés de tecnologia e, pelo jeito, muita vontade de aprender.

             

            Vejo projetos "fantásticos" que não agrega, nem melhora em nada o dia a dia das empresas, ao mesmo tempo em que projetos extremamente "simples", feito por alunos, durante o treinamento, geram economia e resultados incríveis.

             

            A diferença está em o que mostrar e como mostrar, mas principalmente qual a ação gerada após a descoberta da informação. Acredito que na sua formação, exercitou bastante causa e efeito, Swot, pareto...

             

            Então, continuar estudando é fundamental em toda profissão, mas busque empresas na sua cidade (ou a cidade em que deseja morar), que trabalha com consultoria Qlik (SP têm bastante), se apresente como alguém que pode agregar com algo a mais que apenas funções (Sum, Aggr, Avg, Count...).

             

            Essa implementação que fez é uma excelente forma de se apresentar. Salário, progressão de carreira... tudo isso é muito variável e depende de muitos fatores, segmento das empresas...

             

            Deixa eu parar que já escrevi demais, rsrsrs... Bom trabalho e seja muito bem vindo ao mundo Qlik.

             

            Abraço.

             

            ***  Se foi útil ou correto, marque como tal, assim ajuda outros a também encontrar a resposta. ***

            • Re: Carreira QlikviewBo
              Luciano Vasconcelos

              Guilherme, nessa área não existe muito o conceito de carreira.

              Claro que existem exceções, mas via de regra você será consultor com um salário maior ou menor dependendo do seu nível de conhecimento.

              Se você procura uma carreira em empresas de grande porte não é aqui que vai encontrar.