Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Erro no cálculo de percentual

Prezado(a)s,

estou com o seguinte problema:

preciso gerar um gráfico (barras) com duas dimensões: ano (coluna tabela original = id_tempo) e faixa etária (coluna tabela original = id_faixa_etaria). Como medida, preciso do percentual de faixa etária, segundo ano. Consigo fazer o cálculo do % de faixa etária. Mas, quando apresento essa medida no gráfico, o erro é que o percentual foi calculado em relação a todo o conjunto de valores e não agrupado por ano. Dessa forma, quando somo os percentuais anuais, não totaliza 100%.

O que eu desejo (exemplo):

Ano 2008 - faixa etária A = 25%; faixa etária B = 35%; faixa etária C = 40%

Ano 2009 - faixa etária A = 15%; faixa etária B = 27%; faixa etária C = 58%


O que obtenho:


Ano 2008 - faixa etária A = 12%; faixa etária B = 18%; faixa etária C = 26%

Ano 2009 - faixa etária A = 14%; faixa etária B = 19%; faixa etária C = 11%


Usei a seguinte fórmula (baseado em leituras que fiz tentando resolver essa questão):


sum("Quantidade de casos")/sum(Total<id_faixa_etaria>"Quantidade de casos")


Também tentei:


sum("Quantidade de casos")/sum(Total<id_faixa_etaria,id_tempo>"Quantidade de casos")


Alguém poderia, por favor, me auxiliar?


Abraços,

Rômulo.

4 Replies
nicolett_yuri

Romulo, você deve usar o id_tempo no total, conforme abaixo:

sum("Quantidade de casos")/sum(Total<id_tempo>"Quantidade de casos")

Not applicable
Author

Oi Yuri,

muito obrigado pela atenção.

Estudando um pouco mais, antes de ver a sua resposta, cheguei a essa fórmula, que funcionou:

(sum(aggr(sum("Quantidade de casos"),"Faixa etária","Ano"))/sum(Total <"Ano">"Quantidade de casos"))

Pelo que entendi, a função aggr cria uma tabela temporária e os campos (Faixa etária e Ano) funcionariam como um group by. Estou correto?

Abraços.

nicolett_yuri

Sim, AGGR cria uma tabela virtual e faz o cálculo como se fosse um group by. Só acho que nesse caso não precisa de um aggr.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já achou uma solução? Se alguma resposta foi a correta, marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter o forum organizado.

Como obter ajuda? Leia antes de postar