12 Replies Latest reply: Mar 11, 2016 7:14 AM by Rodrigo Tadeu RSS

Dúvidas com expressões

Rodrigo Tadeu

Bom dia,

Tenho algumas dúvidas e preciso da ajuda dos mestres dessa comunidade.

Considere que eu tenha x expressões:

1. Tem como eu ocultar uma expressão (no caso Metas), sendo que essa expressão está sendo usada no cálculo de outra expressão?
      (ex:. Tenho a expressão Metas. Essa expressão é usada no cálculo de uma expressão Produção, mas eu não preciso visualizar a expressão Metas)

2. Tem como eu ocultar algumas expressões caso seja colocado um determinado filtro?
      (ex:. Suponha que eu selecione um cod de produto, dependendo da minha seleção, parte dessas expressões devem ficar ocultas)

Obrigado a todos e bom dia.

• Re: Dúvidas com expressões
          Fábio Nakashigue

Rodrigo,

Ocultar uma expressão só é possível na tabela simples. Apresentação>Ocultar Coluna.

Agora em relação ao filtro. Lá em expressões> Condicional.

Abs.

Rodrigo Tadeu

Fábio,

Não consigo ocultar em uma tabela dinâmica certo?

Sobre a condicional, tudo que eu preciso é, caso um COD_PROD especifico seja selecionado (filtro), 3 expressões ficariam ocultas na tabela.

Como ficaria um suposto código para condicional?

Tudo isso eu só consigo usando tabela simples?

Abs e obrigado

Fábio Nakashigue

Rodrigo,

Segue um exemplo de como eu faria caso seja possível realizar mais de uma selação neste filtro:

SubStringCount(Concat(Campo,'-'),'Valor','Valor2')

Na expressão acima se o valor1 ou 2 sejam filtrados com mais de um outro campo ele irá apresentar.

Agora caso seja necessário apenas quando o campo seja selecionado basta colocar

Campo = 'Valor1'

Abs.

Fabio Nakashigue

Cesar Accardi

Ola Rodrigo,

E possivel ocultar a expressao na tabela dinamica sim. A opcao que o Fabio mencionou ocultar colunas so esta disponivel para tabela simples porem voce pode utilizar a condicional para habilitar expressoes (aba Expressoes). Pode usar a logica: SubStringCount(Concat(Produto,','),'Produto A') = 1 and Count(distinct Produto) = 1

Mas em ambos os casos se a expressao 2 faz referencia a expressao 1 e esta esta desabilitada nenhuma das expressoes serao calculadas. Uma alternativa seria armazenar o calculo da sua expressao Metricas em uma variavel e referenciar a variavel nas expressoes, dessa forma a logica fica centralizada em um so local e as expressoes serao independentes.