3 Replies Latest reply: Jun 14, 2016 1:44 PM by Matheus Souza RSS

Problemas com modificadores com expansões no set analysis

Matheus Souza

Boa tarde,

Estou com um problema quando utilizo uma função dentro do set analysis. Num exemplo hipotético, eu tenho valores mensais por categorias. Eu preciso pegar a variação entre a soma dos valores do ano selecionado com a soma dos valores do ano anterior considerando somente os meses correspondentes. No meu caso, uma categoria pode ter valor somente a partir de um determinado mês no meio do ano corrente. Eu consegui usar a função

sum({<ano={$(=only([ano])-1)},mes=P(mes)>}valor)

para o ano anterior, onde mes=P(mes) me garante que serão considerados somente os meses do ano atual caso a ano atual ainda não tenha terminado e a função

sum({<mes={">=$(#=min({<ano={$(#=only([ano])-1)}>}mes) )"}>}valor)

para o ano atual, onde mes={">=$(#=min({<ano={$(#=only([ano])-1)}>}mes) )"}>} me garante que serão considerados somente os valores a partir no menor mês no ano anterior.

Estas funções funcionam se eu tiver a categoria selecionada. Caso não exista seleção de categoria, a função usada para o ano atual considera o menor mês de todas as categorias, ou seja, o que está entre {">=$(...)"} não considera a dimensão.

Segue anexado o qvw que representa o que foi dito. No gráfico tabela eu inclui uma coluna com o menor mês para mostrar que, quando usado fora de {">=$(...)"}, ele funciona.

Para mostrar o meu problema basta verificar a variação para a "categoria 2" no ano de 2016 com a "categoria 2" selecionada e sem seleção.

Alguém tem uma sugestão para resolver este problema?