Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Calculo de regra de três utilizando tabela dinâmica

Boa tarde Pessoal, estou quebrando a cabeça a 2 dias com esse assunto,

preciso efetuar uma regra de 3 em uma tabela simples ou dinamica.

Segue anexo um exemplo em qvw do resultado final que deve ser feito na tabela dinâmica. E um exemplo em excel

com as formulas.

Para calcular o custo de reposição do item que está na celula 43 eu preciso fazer a somatória

dos custos de reposição dos itens importados (celulas 44, 45 e 46),

multiplicar pelo valor unitário do item da célula 43 e dividir pela somatória do valor unitário

dos itens importados (celula 44, 45 e 46).

Para as celulas 3 e 1, o calculo é o mesmo, porém eu uso a recursividade, ou seja, faço as contas com base no

resultado da celula 43 para a celular a celula 3 e com base no resultado da celula 3 para a celula 1.

As linhas acima serão calculadas como base sempre nas linha de baixo, até chegar na celula 1.

Para calcular o custo Stantard uso a mesma logica e trabalho com a mesma coluna de valor unitario.

Já para calcular o custo medio, eu uso o Unit medio.

Alguém pode me dar uma luz, me ajudar neste caso?

Muito Obrigado,

Labels (1)
3 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Felipe,

Segue uma ideia de como da para fazer......

Os cálculos do custo eu não coloquei correto (ia gastar mais tempo......   )......Tem que validar e qualquer coisa mudar as expressões dentro do script....

Podes ver que Custo1 seria a soma dos "componentes" e o Custo2 seria o total da soma do Custo1

2016-07-17 15_54_13.jpg

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Oi Alexandre, bom dia!

Obrigado pela atenção e pela resposta rápida.

Então, na verdade eu precisava que o QlikView efetuasse os cálculos de regra de três via set analysis, pois vou carregar uma série de "listas técnicas" parecidas com a que enviei no exemplo. Todas as listas são amarradas pelo campo [produto acabado], a finalidade desta atividade é criar um simulador de exportação, ou seja, vou criar duas variáveis, uma que traz a taxa de cambio em dólar e outra em Yen (está parte já está pronta), depois preciso identificar os componentes importados dentro da lista técnica, neste caso os 3 últimos, mas eu já preparei a nuvem e eles sempre estarão por ultimo ou primeiro, depende da classificação, é claro.

Dai a conta em set analysis deve ser a seguinte:

Custo de Reposição do primeiro produto não importado de cima para baixo (No caso linha 43 = 0,82)

=

( soma do custo de reposição dos produtos importados (No caso linhas 46, 45 e 44 = 204,89)

*

( O valor unitário do primeiro produto não importado (No caso linha 43 = 0,80) )

/

( pela soma do valor unitário dos produtos importados (No caso linhas 46, 45 e 44 = 200,20) ).

Eu preciso que essa conta seja replicada para as linhas de cima, no exemplo anexo, deve ser feito a mesma conta para as linhas 3 e 1. Perceba que na primeira linha eu vou ter o custo de reposição recomposto de acordo com as contas efetuadas abaixo.

Não sei se isso é possível, eu já quebrei a cabeça bastante.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Felipe,

se não resolver boa parte em script  (poderias ter os custos dos componentes no item principal) vai ter uma expressão difícil de fazer....

Penso, que sempre que possível resolver a complexidade no script.....

furtado@farolbi.com.br