Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Data warehouse && Qlikview

Olá pessoal!

Estamos reformulando nossa estrutura de BI com a utilização do QlikView. Nossa grande questão é se mantemos ou não uma estrutura de Data Warehouse pré Qlik.

Jã discutimos isso internamente e já lemos bastante coisa. Em função do porte da empresa e das necessidades de indicadores que temos, faz sentido termos uma estrutura de DW. Contudo, estamos com receio de perder grande parte da funcionalidade do Qlik, principalmente no que diz respeito ao Self-Analytics, em função disso.

Sendo assim, gostaria de saber qual é a visão de vocês quanto a esta balança... Vocês usam DW? Como chegaram a essa definição?

Um abraço

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Bom na sua pergunta tem um monte de questões, hehe

Vamos por partes:

  • Eu procuro particionar os QVD´s de tabelas fato por fatias de tempo (dias ou meses), tentando não ultrapassar um QVD com mais de 100Mb (é um número empírico, sem um teoria de cálculo). Para mim oferece uma boa solução de leitura e gravação sem onerar performance de I/O.
  • Se quiser usar QVD´s incrementais: http://qlikviewcookbook.com/download/delta-load-template/
  • SCD : Slowly Changing Dimensions, procure seguir os posts do hic‌, ele é o "evangelista" do Qlik

View solution in original post

8 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Em minha modesta opinião.

Se vocês só vão extrair os dados para o Qlik, é desnecessário um DW.

Mas se extraem para outras plataformas, bem como exportações analíticas (zilhões de registros em formato csv) é melhor manter o DW.

Not applicable
Author

Obrigado Clever por partilhar sua opinião.

Neste caso, você teria uma indicação de leitura ou metodologia para se gerenciar a consolidação de indicadores históricos e as possíveis Slow Change Dimension?

Principalmente no que diz respeito a geração e atualização de diferentes QVDs ou QVDs muito grandes.

Um abraço

Clever_Anjos
Employee
Employee

Bom na sua pergunta tem um monte de questões, hehe

Vamos por partes:

  • Eu procuro particionar os QVD´s de tabelas fato por fatias de tempo (dias ou meses), tentando não ultrapassar um QVD com mais de 100Mb (é um número empírico, sem um teoria de cálculo). Para mim oferece uma boa solução de leitura e gravação sem onerar performance de I/O.
  • Se quiser usar QVD´s incrementais: http://qlikviewcookbook.com/download/delta-load-template/
  • SCD : Slowly Changing Dimensions, procure seguir os posts do hic‌, ele é o "evangelista" do Qlik
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Rodrigo, tenho um pensamento similar ao do Clever.

Mas,se tivesse muitas regras de negócios e ou complexidade, poderia neste caso também optar em DW.  Justamente para não trazer muita complexidade ao script e se mudar de ferramenta perder tudo.....Mas pensaria muito antes....Senão perde velocidade/agilidade pois teria que mexer no DW e depois no Qlik.   E ver a habilidade de quem for fazer no Qlik (Incremental, usar o iterno() no Slowly changing Dimensions pode complicar a vida de quem esta começando..... ).

Sobre fazer em QVD, usar o incremental nas tabelas que levam tempo......Eu sempre analiso o log da carga para descobrir em quais preciso trabalhar com incremental e mesmo tentar otimizar o SQL.

Tem estes artigos do HIC sobre SCD

https://community.qlik.com/blogs/qlikviewdesignblog/2013/06/03/slowly-changing-dimensions

IntervalMatch and Slowly Changing Dimensions

furtado@farolbi.com.br
Clever_Anjos
Employee
Employee

Algumas leituras

Not applicable
Author

Obrigado Clever...

Vou me aprofundar mais no assunto e levar para a equipe....

Um forte abraço

Not applicable
Author

Obrigado Alessandro!

Vou olhar o material que indicastes e analisar melhor a questão.

Um forte abraço

Clever_Anjos
Employee
Employee

Se for o caso, temos o serviço de consultoria para apoiar em projetos