5 Replies Latest reply: Oct 31, 2016 2:31 PM by Márcio Rodrigo Campestrini RSS

Mostrar todas as cidades de um estado

Isaias Darci

Olá,

Tem esta questão parecida Exibir cidades com venda e sem venda filtrando ano/mes , tentei aplica ao gráfico de mapa, mas sem sucesso.

Tenho um mapa com as cidades de todo o brasil, porém quando o usuário seleciona um estado, por exemplo RS, gostaria de mostrar todas as cidades, inclusive as que não tem venda no período.

Exemplo:

O usuário seta o Ano = 2016 Mês = Jan Estado = RS

O Qlik Sense irá me mostrar somente o mapa do RS, pois desmarquei a opção "Mostrar Excluídos" do Mapa.

Porém só está pintando as cidades que teve venda, e as que não teve ficam espaços em branco no mapa,

como posso fazer para que esses espaços em branco sejam mostrados as cidades sem vendas ?

mapa.PNG

Minha estrutura de tabelas está assim:

Vendas:

LOAD

ValorVendas,

Data,

CodCidade,

.

.

RESIDENT arquivo.xlsx

Cidades:

CodCidade,

Coordenadas,

Nome

.

.

RESIDENT cidades.xlsx

Obrigado!!

• Re: Mostrar todas as cidades de um estado
          Márcio Rodrigo Campestrini

Boa tarde Isaias

Acredito que a mesma opção que você desmarcou para mostrar somente RS é o que ocasiona esse comportamento.

Dê uma olhada no post do nicolett.yuri, onde ele mostra como responder esse tipo de pergunta

Thiago Gonçalo

Se a sua ideia é mostrar apenas RS, porem dentro dessa cidade mostrar os excluídos, desmarque a opção ocultar excluídos e na expressão limite o estado apenas para RS.

Porem se pode ser em vários estados, você pode criar uma expressão com uma condicional para dividir a informações em 3 partes, cidades com vendas, cidades sem vendas e null.

se sua expressão for mais ou menos assim.

dimensão cidade

expressão sum(valorvendas), voce pode fazer mais ou menos assim.

IF( sum(valorvendas) > 0, sum(valorvendas),

if( sum(valorvendas) = null(), -1))

ai la las configurações de cor voce diz condigura pra quando for -1 ele deixa com outra cor..

então como o qlik aplica a regra cidade a cidade, pois ela é a dimensão, se a cidade da dimensão tiver vendas, vai ser o valor de vendas, se a cidade da dimensão não tiver vendas ele ficará -1, agora se nem houver a cidade na dimensão ai ele ficará nulo.

Qualquer dúvida à disposição.

Att,

FRANCISCO ROGERIO ALMEIDA DOS SANTOS

Isaias,

Tive um problema parecido, porém no Qlikview, eu precisava mostrar as cidades mesmo que o valor seja Zerado, como estou utilizando a extensão ela não tem a opção de mostrar os valores Zerados, então eu fiz através de IF simples para a cor, mesmo que o valor seja Zero, eu coloco uma cor bem clara quase igual como se estivesse nulo, com isso aparece todas as cidades mesmo com o valor =0.

Espero ter ajudado.

Márcio Rodrigo Campestrini

Boa tarde Isaias

Conseguiu resolver o seu problema? Se sim, por gentileza marque a resposta correta para nos ajudar a manter a comunidade organizada.