Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Interpretação do BD AventureWorks

Bom dia Pessoal,

PS: creio que há uma inconsistência/incoerência no banco de dados Adventure Work.


A dúvida é assim.

Com base nas imagens, temos os campos (ListPrice, UnitPrice) das tabelas (Product, SalesOrderDetail) que na minha interpretação deveriam representar o mesmo valor. Inclusive no BD temos o campo TotalDue da tabela SalesOrderHeader que armazena o valor total do pedido ja calculado(ja veio com o banco), e na soma total "(OrderQty * UnitPrice) + TotalTaxAmount + TotalFreight " resultam no valor do campo TotalDue. Mas o campo do standardCost que representa custo do produto, em alguns casos apresenta valor maior que o UnitPrice, como que o preço de venda é maior que o preco de custo ?

ShowDer.png

tabela_dash.png

Se fosse trocado o campo UnitPrice por ListPrice o valor seria bem maior do que o total due.

TB_product_elsoft.png

A imagem acima da tabela Produtct tem como comentario "Preço de venda"

TB_SalesOrder_elsoft.png

A imagem acima da tabela SalesOrderDetail tem como comentario "Preço de venda unitário"


Percebem a incoerência ?  Comentem a respeito por favor.


att. Daniel Veloso

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

Tanto o custo do produto como o listprice estão na tabela produto. Não em uma tabela do custo de determinado ano/mês ou o preço de lista da lista N que tem validade de ate.

Vamos imaginar, que o dólar dispara  e de um mês para outro o meu custo pode ser maior do que o preço que vendi no mês passado. Então, se não tenho lista de preço e custo atrelado a um período, pode acontecer estas situações que você relata.

Sobre o total na capa do pedido e o total do item nos itens, no Qlik sempre busco o valor nos itens e a soma deles é o total do pedido.  Mas, em ambientes grandes, posso ter performance ao ler o valor total de 500.000 pedidos do que ler por exemplo  150 milhões de itens somente para saber o valor. Mas cada caso é um caso, e aqui falo hipoteticamente....

De qualquer forma, ficaria fácil se fosse uma empresa que você trabalha e pudesse verificar nos dados e com as pessoas o que aconteceu e não com um banco fictício....

2016-12-24 14_09_00-What is AdventureWorks Database_ - Definition from WhatIs.com.png

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

1 Reply
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

Tanto o custo do produto como o listprice estão na tabela produto. Não em uma tabela do custo de determinado ano/mês ou o preço de lista da lista N que tem validade de ate.

Vamos imaginar, que o dólar dispara  e de um mês para outro o meu custo pode ser maior do que o preço que vendi no mês passado. Então, se não tenho lista de preço e custo atrelado a um período, pode acontecer estas situações que você relata.

Sobre o total na capa do pedido e o total do item nos itens, no Qlik sempre busco o valor nos itens e a soma deles é o total do pedido.  Mas, em ambientes grandes, posso ter performance ao ler o valor total de 500.000 pedidos do que ler por exemplo  150 milhões de itens somente para saber o valor. Mas cada caso é um caso, e aqui falo hipoteticamente....

De qualquer forma, ficaria fácil se fosse uma empresa que você trabalha e pudesse verificar nos dados e com as pessoas o que aconteceu e não com um banco fictício....

2016-12-24 14_09_00-What is AdventureWorks Database_ - Definition from WhatIs.com.png

furtado@farolbi.com.br