Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Limpeza de caractere curinga

Bom dia pessoal,

acredito que já devam ter tratado sobre esse assunto aqui, mas acho que não estou fazendo a pesquisa certa para chegar no que preciso, por isso, resolvi abrir um novo tópico.

Tem alguma forma simples de eu ser caracteres curingas que estejam em campos string como puramente strings mesmo?

Ex: Tenho um campo chamado "Observacao" e um dos dados é "* verificar veículo" ou simplesmente um *

ou seja, na hora de carregar em um gráfico tabela, ele trás todos os outros resultados.

Existe uma função que limpe isso no load?

Grato

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

A função PurgeChar( [Campo String], '*',' ' ) Você coloca como primeiro parâmetro seu campo string e nos parâmetros seguintes você pode "limpar" caracteres indesejados.

Exemplo:     PurgeChar(Nome,'*') AS Nome

Resultado: Nome antigo = Tiago*Cardoso* | Nome novo = TiagoCardoso

A função Replace( [Campo String],'*', ' ') Você coloca o primeiro parâmetro seu campo string, no segundo você coloca o caractere que quer substituir e no terceiro parâmetro você coloca o caractere quie irá substituir o caractere do segundo parâmetro.

Exemplo: Replace(Nome, '*',' ')     AS Nome

Resultado: Nome antigo = Tiago*Cardoso* | Nome novo = Tiago Cardoso

Basicamente o replace substitui e purgechar suprime. Basta adequar à sua necessidade.

Recomendo: QlikView Manual de Referencia.pdf‌. Baixe, dê um CTRL-F e pesquise por estas funções:

1. KeepChar

2. PurgeChar

3. Replace

Espero que tenha sido útil,

Att,

Tiago Cardoso

View solution in original post

1 Reply
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

A função PurgeChar( [Campo String], '*',' ' ) Você coloca como primeiro parâmetro seu campo string e nos parâmetros seguintes você pode "limpar" caracteres indesejados.

Exemplo:     PurgeChar(Nome,'*') AS Nome

Resultado: Nome antigo = Tiago*Cardoso* | Nome novo = TiagoCardoso

A função Replace( [Campo String],'*', ' ') Você coloca o primeiro parâmetro seu campo string, no segundo você coloca o caractere que quer substituir e no terceiro parâmetro você coloca o caractere quie irá substituir o caractere do segundo parâmetro.

Exemplo: Replace(Nome, '*',' ')     AS Nome

Resultado: Nome antigo = Tiago*Cardoso* | Nome novo = Tiago Cardoso

Basicamente o replace substitui e purgechar suprime. Basta adequar à sua necessidade.

Recomendo: QlikView Manual de Referencia.pdf‌. Baixe, dê um CTRL-F e pesquise por estas funções:

1. KeepChar

2. PurgeChar

3. Replace

Espero que tenha sido útil,

Att,

Tiago Cardoso