3 Replies Latest reply: Dec 9, 2010 8:34 AM by Claudio Rinnert RSS

Log de erro no Qlikview Server

<body><p>Algu&eacute;m saberia me informar por qual(is) motivo(s) &eacute; gerado a informa&ccedil;&atilde;o abaixo, por favor:</p> <p><st1:date w:st="on" ls="trans" month="12" day="03" year="2010"><b>03/12/2010</span></span></b></st1:date><b> <st1:time hour="00" minute="01" w:st="on">00:01:</st1:time>45.6612351     Warning           The QlikView Engine working with document "C:\Program Files\LG Informatica\FPwBI\Templates\Perfil Padr&atilde;o\Leitura\FPwBI-E_CargaDadosNucleo.qvw" is not responding. </span></span></b></p> <p >Esta &eacute; uma tarefa agendada para execu&ccedil;&atilde;o 00:00hs, utilizando provider OLEDB Oracle 10G. </span></span></p> <p >Isto est&aacute; me causando problemas, e n&atilde;o consigo resolver, pois quando executo a recarga manualmente n&atilde;o apresenta erro algum, nem mesmo de script. </span></span></p> <p >Se precisarem de maiores informa&ccedil;&otilde;es, estou a disposi&ccedil;&atilde;o. </span></span></p> <p ></span></span></p> <p >Obrigada. </span></span></p> <p ></span></span></p> <p ></span></span></p></body>

• Log de erro no Qlikview Server
          Claudio Rinnert

O ideal é que atives (se já não estiver ativada) a opção de gerar arquivo de log, para poder identificar exatamente qual comando apresenta esta mensagem.

Se bem que não se trata de erro, é apenas uma mensagem advertência, que é gerada de tempos em tempos, quando o comando está "demorando para retornar". Pode ser que simplesmente seu bando de dados Oracle, no momento da carga programada, esteja lento.

De qualquer forma, seria conveniente verificar o log gerado pelo script (opção acima mencionada, acionada nas propriedades do documento, pasta Geral).

Outra informação, você menciona que executando manualmente não apresenta erro, trata-se da mesma máquina/usuário para os dois ambientes (Server e Developer)? Trata-se por acaso de ambiente 64 bits? Se sim, você roda ambos (Server e Developer) na versão 64 bits?

Se o ambiente for 32 bits, desconsidere as perguntas sobre 64 bits, ok?

Abraços.

O log já está ativado, porém, como nosso script é oculto ele não gera os comandos.

Executando manualmente funciona normalmente, na máquina temos o Server e Developer instalado, porém, eu utilizo o Qlikview Management Console para rodar as tarefas e fico acompanhando o log, e o erro acontece se executa automaticamente, no horário agendado.

Lá é uma máquina Windows 2003 - 32bits.

Pergunto a vocês sobre esta mensagem, pois foi a única coisa que o servidor relatou de algum 'problema', e meu cliente alega que o Qlikview está 'derrubando' o servidor e rede.

Analisamos os logs do SO e me parece que estão com algum problema lá tanto de rede como no servidor, mas precisava confirmar se já passaram por isso antes.

Mesmo assim, agradeço pela preocupação em ajudar.

Obrigada.

Claudio Rinnert

Bom, como te disse, não se trata de "erro", é uma mensagem de "aviso" que o job não está "respondendo".

Isso ocorre normalmente quando o QlikView está aguardando um evento externo. No teu caso, como é um acesso a banco de dados, há 99,9% de chances de que ele está aguardando a resposta de um SELECT.

Pode ser por que o servidor do banco de dados esteja lento, pode ser que a tabela em questão esteja em "hold" dependendo de qual banco de dados (backup, por exemplo), pode ser por outra razão, mas sempre associado ao "outro lado", ou seja, o banco de dados.

Digo isso com convicção até pelo que entendi que me relatasses: rodas o script via JOB do Publisher "na mão", acredito que durante o dia, e só dá a mensagem de advertência na execução "programada", acredito que durante a noite. Estou certo?

Seria realmente conveniente conversar com o administrador do banco (DBA) pra que ele monitore a atividade noturna. As vezes existem processos concorrendo com teu acesso via QlikView, e a simples mudança da programação do horário desta carga já ajuda, e muito...

Fico a disposição. Abraços.