2 Replies Latest reply: May 23, 2017 9:27 PM by Douglas Poso RSS

    Vale a pena começar pelo Qlikview?

    Douglas Poso

      Bom dia Comunidade!

       

      Trabalho com integração de sistemas a 8 anos e estou querendo entrar para o mundo de BI. Então eu tenho algumas duvidas que se vocês puderem responder seria de grande valia e me ajudaria a tomar o rumo certo:

       

      Vale a pena eu começar aprendendo o Qlikview?

      Se eu estudar e aprender o qlikview eu consigo encontrar um trabalho?

      Será que minha experiencia com integração de sistemas me ajudaria nesta área?

       

      Sei que são duvidas que parecem simples, mas este é um mundo novo pra mim!

       

      Obrigado galera!!!!

        • Re: Vale a pena começar pelo Qlikview?
          MARIO SOARES

          Amigo, segue;

           

          Vale a pena eu começar aprendendo o Qlikview?

           

          O Script e Set-Analisys são ~98% iguais para as plataformas Qlik Sense e Qlikview, o que munda mais é o front-end.

           

          Qlikview tem um apelo maior para os profissionais de desenvolvimento de BI, a plataforma é madura. Projetado para ser entregue pronto para o usuário final (análise guida), possibilitando incluir muitos objetos numa mesma tela.

          Qlik Sense é uma plataforma responsivo e de self-services (todos podem alterar "com governança"), com alta usabilidade, podendo atender usuários básicos e avançados, utilizando praticamente a mesma engine do Qlikview, mudando mais a questão do front-end. O desenvolvedor de BI pode se quiser ficar mais a cargo da estrutura de dados, criando itens mestres como medidas, dimensões, visualizações e até alguns dashboards como padrão para o usuário final, o usuário poderá utilizar estes padrões e criar novas possibilidades de análises por si mesmo por exemplo.

           

          Qlikview foi a primeira plataforma da Qliktech, com o tempo, com a mudança do mercado e a inclusão dos dispositivos de telas (resoluções) diferentes e mobiles, foi pensado numa plataforma (Qlik Sense) responsivo e com uma usabilidade diferenciada para facilitar a aceitação e as experiências dos usuários finais.

          Qlikview continuará no mercado, e existe um Roadmap pela frente, e terá empresas que viverá muitos anos com a plataforma, podemos tirar como exemplo a linguagem Cobol, que é utilizado em algoritmos de bancos até hoje.

          Qlikview já é uma plataforma madura, porém Qlik Sense se demostra mais amigável para usuários finais (Experiência própria).

           

          Assim como Qlikview, Qlik Sense contém toda a estrutura avançada de ETL (Extração, Transformação e Carga), diferente dos seus concorrentes Tableau e PowerBI, que precisam de outras tecnologias para fazer essa parte que considero a mais importante e custosa (~80% dos esforços dos projetos);

           

          Com Qlik, o trabalho com ETL se torna muito mais rápida e econômica, digo referente a H/H e recursos de Hardware.

           

          A Qlik está investindo mais na plataforma Qlik Sense, a plataforma está sendo aceito muito rapidamente, e já com uma boa bagagem de aprendizado do Qlikview;

           

          Tableau e PowerBI considero como ferramentas de visualizador de dados (Data Visualization);

          A maior inteligencia e a mágica está no ETL.

           

          Se eu estudar e aprender o qlikview eu consigo encontrar um trabalho?


          Sim, está havendo uma crescente aumento no número de vagas com está plataforma. Tenho visto algumas consultorias de outras plataformas de BI aderindo aos seus portfólios as soluções da Qlik por exemplo. Apesar da Qlik está investindo pesado em Qlik Sense, ainda tenho visto mais vagas para Qlikview no Brasil, porém, acredito que no futuro, poderá mudar este cenário.

           

          A experiência com a plataforma tem sido requisito para a ingressões nas vagas, e para as empresas de consultoria, as certificações são requisitadas também;

          Uma dica para conseguir apoio, é realizar uma Case na sua empresa e apresentar aos seus gestores, no intuito de vender a ideia e poder progredir, sendo assim poderá obter a sua primeira experiência prática.

           

          No Facebook, existe um grupo QlikView no Brasil Public Group | Facebook que postam bastante vagas para desenvolvedor Qlik, no Linkedin https://www.linkedin.com/groups/4218221, no WhatsApp WhatsApp Group Invite;

          Pesquisa também no Google por "Vaga Qlik" e descubra por si mesmo: https://www.google.com.br/search?q=vaga+qlik

           

          Será que minha experiencia com integração de sistemas me ajudaria nesta área?

           

          Com certeza amigo, conhecimentos como SQL, ODBC e principalmente algoritmos, poderá ser munição para te ajudar a alcançar uma melhor evolução com a plataforma;

          Vejo muitos profissionais que trabalham com Qlik, mas poucos conseguem evoluir por conta própria, pois é necessário a construção e o exercício de lógica no indivíduo, e para muitos, este esforço é cansativo e exaustivo, e sendo para outros, estímulos e desafios a serem superados, depende de cada perfil.

           

          Alguns outros conhecimentos importantes: Modelagem dimensional, gestão de indicadores e resultados, usabilidade, levantamento de requisito, gestão da qualidade.