9 Replies Latest reply: Jun 8, 2017 9:28 AM by Francisco Parisi RSS

Cálculo Incorreto Grafico de Data no Sense

Francisco Parisi

Parceiros do Qlik, boa tarde.

Estou com uma dificuldade tremenda e de fato não to entendendo o motivo desse erro no cálculo.

Vou tentar resumir , pois acredito que visualizando vão entender o que to passando.

Gráfico Abaixo tem um totalizador de uma expressão A - Expressão B.  Sendo que ao visualizar os meses aparece um valor errado, e ao clicar no mês aparece o valor correto.

Em vermelho abaixo é o grafico com totalizações incorretas, enquanto o totalizador circulado em verde demonstra corretamente.

Reparem Fevereiro por exemplo totalizando 140,42 que tá totalmente errado.

qlik 1.png

Se eu clicar em cima do mês, por exemplo em fevereiro ele demonstra o valor correto no gráfico conforme vimos abaixo:

qlik 2.png

A expressão que uso nesse gráfico como também no SALDO DE VALORES  é :

(sum(aggr((Count(Distinct(Month([Data atendimento])))) * (sum([Valor da manutenção]* 0.415)),Pessoa))) - ((sum(aggr((count([Cód. atendimento])) * (sum([Valor do Atendimento])),[Data atendimento],[Usuário de abertura]))))

Onde : (sum(aggr((Count(Distinct(Month([Data atendimento])))) * (sum([Valor da manutenção]* 0.415)),Pessoa)))

Totaliza os R$63 em verde demonstrado no segundo gráfico.

((sum(aggr((count([Cód. atendimento])) * (sum([Valor do Atendimento])),[Data atendimento],[Usuário de abertura])))) 

Totaliza os R$ 112 em vermelho mostrado no segundo gráfico.

Quando juntos as 2 Expressões no grafíco de tempo ( Data Atendimento ) que dá o problema.

Vou explicar a estrutura:

Tenho uma tabela com os clientes (Pessoa) e o valor de manutenção que eles pagam.

Outra tabela com totalizadores de atendimentos ( Cód atendimento) para cada cliente ( Pessoa) executado por cada colaborador ( Usuário de abertura) em períodos diversos ( Data Atendimento)

E uma terceira tabela com o custo do atendimento de cada colaborador ( Usuário de abertura) ( Valor do Atendimento ).

Objetivo desse gráfico é me mostrar quanto de grana um cliente tá me custando baseado no que ele me pagou de manutenção para o custo que tem o atendimento dos meus funcionários.