Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Atualização de previsão de vendas sem duplicar registros.

Amigos, tenho a seguinte situação sobre Previsão de Vendas, e gostaria da ajuda de vocês para saber como gerenciar isto no Qlik Sense:

A cada mês eu tenho um arquivo com a previsão de vendas dos próximos 3 meses. Exemplifico abaixo:

Em junho/2017, o arquivo de previsão (prev-vendas-Junho2017.txt) tinha o seguinte:

Cliente;Item;Período;Quantidade

Cliente X;ITEM A;201707;11.000

Cliente X;ITEM A;201708;12.000

Cliente X;ITEM A;201709;10.000

Em Julho/2017, tenho um novo arquivo (prev-vendas-Julho2017.txt) com os seguintes registros:

(O arquivo anterior continua sendo carregado, pois preciso manter o histórico de qual era a previsão do período 201707.)

Cliente;Item;Periodo;Quantidade

Cliente X;ITEM A;201708;13.000

Cliente X;ITEM A;201709;14.000

Cliente X;ITEM A;201710;15.000


Em agosto, terei a previsão para os períodos 201709, 201710, e 201711. E assim por diante.


A pergunta é a seguinte: Como faço para o Qlik Sense não duplicar os registros (evitando a soma das quantidades) durante os 3 meses em que cada mês se repete? No exemplo acima, preciso que o Qlik não some as quantidades dos períodos 201708 e 201709, ao invés disso, deveria carregar apenas os registros do arquivo mais recente (prev-vendas-Julho2017.txt), que possuem a previsão mais atualizada.

Agradeço antecipadamente a atenção dispensada e ajuda.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Sérgio, bom dia!

Como você, irá guardar as previsões, para efeito de histórico e irá incluir novas que farão parte da mesma tabela, você pode definir um campo auxiliar para você filtrar, ou seja, crie um campo DATA_REFERENCIA, que será o responsável por essa separação.

Então vamos pensar assim:

Em junho, você incluiu previsão de junho..

Na inclusão adicione um campo de data, com a data que preferir, seja mês atual junho, senha mês ano, enfim, vamos dar como exemplo a data no padrão monthname jun 2017.

ou seja na hora de carregar esses dados,

Previsão:

load

monthname(today()) as Data_Referencia, // Supondo que quando carregar a previsão de junho, seja no mes de junho.

Cliente,

Item,

Periodo,

Quantidade



quando carregar o de junho fará igual e assim por diante..


Agora a sua massa de dados tem para cada montante o classificador data de Referencia..


Agora na sua aplicação, você pode definir de alguns modos diferentes..


Se você tem uma tela para analisar apenas a previsão mais recente.. você pode colocar uma lista com a Data_referencia, e setar para sempre estar selecionado a data máxima.. ou seja essa tela trará os valores apenas para a ultima previsão..


Se você tem uma tela de comparação, previsão x previsão histórico. você pode colocar nos gráficos, como dimenção a Data_referencia.. e ele dividira os valores para cada previsão..


Você pode ter uma tela em que deixa o usuário selecionar a previsão que ele quer, numa lista.. coloque apenas para que ele possa selecionar apenas um valor de cada vez..


Enfim, ai são várias opçoes.


Espero ter ajudado.

View solution in original post

3 Replies
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Sérgio, bom dia!

Como você, irá guardar as previsões, para efeito de histórico e irá incluir novas que farão parte da mesma tabela, você pode definir um campo auxiliar para você filtrar, ou seja, crie um campo DATA_REFERENCIA, que será o responsável por essa separação.

Então vamos pensar assim:

Em junho, você incluiu previsão de junho..

Na inclusão adicione um campo de data, com a data que preferir, seja mês atual junho, senha mês ano, enfim, vamos dar como exemplo a data no padrão monthname jun 2017.

ou seja na hora de carregar esses dados,

Previsão:

load

monthname(today()) as Data_Referencia, // Supondo que quando carregar a previsão de junho, seja no mes de junho.

Cliente,

Item,

Periodo,

Quantidade



quando carregar o de junho fará igual e assim por diante..


Agora a sua massa de dados tem para cada montante o classificador data de Referencia..


Agora na sua aplicação, você pode definir de alguns modos diferentes..


Se você tem uma tela para analisar apenas a previsão mais recente.. você pode colocar uma lista com a Data_referencia, e setar para sempre estar selecionado a data máxima.. ou seja essa tela trará os valores apenas para a ultima previsão..


Se você tem uma tela de comparação, previsão x previsão histórico. você pode colocar nos gráficos, como dimenção a Data_referencia.. e ele dividira os valores para cada previsão..


Você pode ter uma tela em que deixa o usuário selecionar a previsão que ele quer, numa lista.. coloque apenas para que ele possa selecionar apenas um valor de cada vez..


Enfim, ai são várias opçoes.


Espero ter ajudado.

Anonymous
Not applicable
Author

Thiago, obrigado pelo seu retorno.

Amigo, acabei tratando os arquivos mensais na extração do meu Sistema ERP, trazendo para o Qlik os registros já sem repetição. Eu não precisava guardar as versões anteriores de previsão, então isso facilitou o tratamento no meu extrator.

Mas, entendi sua resposta e acredito que seria uma alternativa também. Vou marca-la como resposta correta, ok. 

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado pelo tempo e análise dispensadas, Thiago.