1 Reply Latest reply: Aug 2, 2017 9:33 AM by MARIO SOARES RSS

Somatório de percentuais

Francisco Parisi

Amigos, bom dia! Estou com dúvida em como montar um somatório aqui no Qlik Sense. Tentei usar o IF em algumas ocasiões mas de fato tenho bastante dificuldade.

Sou nível amador básico no Qlik me perdoem.

Tenho a planilha de controle de vendas dos consultores abaixo com as colunas :

Usuário de AberturaUsuário AgendadorDemonstraçãoFechamento

Sendo que se o consultor tiver apenas em " Usuário de Abertura" ele receberá 5% da coluna " Valor".

Se o consultor tiver apenas em  " Usuário Agendador"  ele receberá 5% da coluna " Valor".

Se o consultor tiver apenas em " Demonstração " ele receberá 75% da coluna " Valor".

Se o consultor tiver apenas em " Fechamento " ele receberá 15% da coluna "Valor".

O problema é que o mesmo usuário pode aparecer em mais de uma coluna.

Se isso acontecer tenho as particularidades:

Se o usuário aparecer em " Usuário de Abertura" E também em " Fechamento" e no campo " Usuário Agendador " e ' Demonstração" tiver escrito ' Sem Demonstração' ele receberá 100% do Valor.

Se o usuário tiver em " Demonstração " E também em " Fechamento " receberá 90% do " Valor".

xls.png

O que gostaria é ter um gráfico ou tabela me mostrando qual valor cada consultor participou em vendas pra saber qual teve maior participação somado todos os percentuais que ele tem direito.

• Re: Somatório de percentuais
          MARIO SOARES

Amigo, segue exemplo;

RangeSum(
              If(Not [Usuário de Abertura] Like 'Sem*', '0.05'),
              If(Not [Usuário Agendador] Like 'Sem*', '0.05'),
              If(Not [Demonstração] Like 'Sem*', '0.75'),
              If(Not [Fechamento] Like 'Sem*', '0.15')
          )

Existe outras formas, mas este é mais simples para você fazer manutenção.

Abraço.