7 Replies Latest reply: Aug 22, 2017 10:37 AM by MARIO SOARES RSS

Dificuldade com expressões

Fabíola Borges

Boa tarde,

Estou tentando entender um pouco mais de expressões para saber o que eu posso fazer dentro do Qlik Sense e quais as minhas limitações, mas estou com dúvidas:

Print2.png

O trecho acima está no Help do Qlik Sense.

O que ele quer dizer com considerar ou desconsiderar seleções, se quando eu coloco isso numa expressão, geralmente não tenho nada selecionado? O que quer dizer seleção anterior?

Obrigada!

• Re: Dificuldade com expressões
          Alessandro Furtado

Fabíola,

No Qlik, quando temos uma expressão por exemplo    sum(Valor)      esta expressão mostra a soma do conjunto de dados disponível pelas seleções atuais. Então, se tenho o Ano selecionado 2017, o sum(Valor) sera somente de 2017, mesmo que na base que eu tenho no Qlik tenha 2015 , 2016 e 2017.

Agora, se eu colocar  sum( {1} Valor )   mesmo que na tela eu tenha selecionado o Ano = 2017, o sum( {1} Valor) vai mostrar a soma de todos os dados que eu tenho, que no exemplo seria 2015,2016 e 2017.

Como padrão, o conjunto de dados a mostrar sempre sera o selecionado, então o sum({$} Valor) e o sum(Valor) sempre terão o mesmo resultado, pois os dois estão mostrando os dados (a soma do Valor) selecionado,

Sobre o $1 que representaria a seleção anterior, até hoje nunca vi aplicação no dia a dia.....mas esta ai para ser usado se precisar.

O 1 , $, $1 ou o marcador são os IDENTIFICADORES.  Ele identifica qual o set de dados.  Alem do identificador, ainda temos os OPERADORES.

Exemplo :      sum({1 - $}  Valor)  aonde estou dizendo que quero que o conjunto de dados total - (menos) os dados selecionados.  Mas poderiamos usar * , / por exemplo conforme imagem abaixo

2017-08-21 22_34_33-Set Analysis.pptx - PowerPoint.png

e depois temos os MODIFICADORES, que conforme o nome, modifica alguma selecao.

Exemplo.   Temos selecionado o Ano 2017, mas a soma que quero é a de 2016, entao

sum(  {<Ano={2016}>} Valor )   ou o ano - 1      sum( {<Ano={'=$(=max(Ano)-1)'}>}  Valor)

ou por exemplo

sum( {<Estado -= {'SC'}>} Valor  )                //  Estados selecionados menos SC

sum( {<Estado -= {"*"} - {'SC'}>} Valor  )      //  Todos os estados menos SC

Espero que tenha ajudado.....

• Re: Dificuldade com expressões
            Pablo Labbe

Oi Fabiola,

Alessandro explicou a você um pouco do set analysis que basicamente é um recurso que permite modificar a forma como os filtros são aplicados a cada visualização.

A sintaxe de expressões do Qlikview é muito rica. Sugiro a leitura do Help online no tópico "expressões de gráficos" Expressões de gráficos ‒ QlikView 

Coloquei a referencia ao manual do Qlikview por que ele está mais completo que o do qlik sense.