Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jamirjunior
Creator
Creator

Gráfico com aumento percentual

Bom dia pessoal,

Tenho o gráfico q mostra uma evolução (anexo), para isso uso a expressão:

IF(Ano = 2014,

Sum({<DataEfetiva={"<=$(=Num(MakeDate(2014,12,31)))"}, DataFinal={">=$(=Num(MakeDate(2014,12,31)))"}>} Contador),

IF(Ano = 2015,

Sum({<DataEfetiva={"<=$(=Num(MakeDate(2015,12,31)))"}, DataFinal={">=$(=Num(MakeDate(2015,12,31)))"}>} Contador),

IF(Ano = 2016,

Sum({<DataEfetiva={"<=$(=Num(MakeDate(2016,12,31)))"}, DataFinal={">=$(=Num(MakeDate(2016,12,31)))"}>} Contador),

IF(Ano = 2017,

Sum({<DataEfetiva={"<=$(=Num(MakeDate(2017,12,31)))"}, DataFinal={">=$(=Num(MakeDate(2017,12,31)))"}>} Contador),

)

)))

Agora preciso colocar o percentual de aumento entre os anos. Alguém poderia me auxiliar?

Obrigado !

1 Solution

Accepted Solutions
jamirjunior
Creator
Creator
Author

Um amigo me orientou a colocar como um texto calculado, em propriedades do gráfico, guia "Apresentação" opção "Texto no gráfico". Foi cirúrgico, era isso que precisava.

View solution in original post

3 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Jamir,

A forma das expressões como esta (do meu ponto de vista) não fica pratica com o passar dos anos pois vai exigir sempre manutenção.

Alem de que um if fora de uma agregação (quer seja sum , count ou outro) não me parece performático também e pode dar resultados errados (minha posição......)

O ideal seria o campo ano usado na dimensão ou uma data atrelada a este campo fosse usado dentro do Set analysis.

Não tem um campo Ano da Data Efetiva (ex: AnoEfetiva) e Ano da DataFinal (ex: AnoFinal)? Dai poderia simplificar a expressão

Sum({<AnoEfetiva={"<=$(=Max(Ano))"}, AnoFinal={">=$(=max(Ano))"}>} Contador)


e no caso do % de crescimento


poderia usar o above() ou before() **** dependendo do tipo grafico


Sum({<AnoEfetiva={"<=$(=Max(Ano))"}, AnoFinal={">=$(=max(Ano))"}>} Contador)

/

above(Sum({<AnoEfetiva={"<=$(=Max(Ano))"}, AnoFinal={">=$(=max(Ano))"}>} Contador))


ou mesmo usando o max(Ano)-1



Sum({<AnoEfetiva={"<=$(=Max(Ano))"}, AnoFinal={">=$(=max(Ano))"}>} Contador)

/

Sum({<AnoEfetiva={"<=$(=Max(Ano)-1)"}, AnoFinal={">=$(=max(Ano)-1)"}>} Contador)


**** Importante ********

Nao vi o seu modelo (seria bacana ter um modelo para facilitar a ajuda) e as expressões acima foram escritas no post portanto podem ter erros.....


disponibiliza o modelo e fica mais fácil.









furtado@farolbi.com.br
jamirjunior
Creator
Creator
Author

Obrigado pela dica Alessandro.

jamirjunior
Creator
Creator
Author

Um amigo me orientou a colocar como um texto calculado, em propriedades do gráfico, guia "Apresentação" opção "Texto no gráfico". Foi cirúrgico, era isso que precisava.