6 Replies Latest reply: Oct 6, 2017 7:23 AM by Rodrigo Jonas Dittrich RSS

Criar um cenário associativo com n tabelas Fato

Rodrigo Jonas Dittrich

Bom dia pessoal,

Um dos grandes diferenciais da Qlik é o modelo associativo, onde você vai filtrando o que você quer e o que não está associado aquela seleção vai sendo marcado na cor cinza e o que é associado fica marcado em branco.

Fazendo algumas análises aqui, eu percebi que isso funciona bem quando se tem uma tabela central FATO e sua dimensões ligadas a tabela FATO:

Exemplo: Calendário master, clientes, vendedores, produtos ligados ao fato.

Esse modelo associativo funciona bem se eu precisar criar mais de uma tabela FATO?

Exemplo: Eu tenho um cenário onde eu tenho duas tabelas FATO, e para ligar elas nas dimensões, eu criei um linktable para isso, mas pelas minhas análises a associação não funciona da mesma forma:

Exemplo: Eu selecionei as vendas de um determinado dia, mas clientes que não estavam associados aquela data, mesmo assim ficaram marcados em branco.

Segue uma imagem de um cenário onde eu tenho 3 tabelas fato. Funciona bem, mas encontro problemas nas associações.

Modelo.jpg