6 Replies Latest reply: Jan 9, 2018 8:28 AM by Yuri Nicolett RSS

Gráficos de índices - base acumulada

Arthur Resende

Boa tarde!

Gostaria de fazer um gráfico de índices (base 100).

Tenho uma dimensão de data e uma de segmentos, ou seja, uma data tem N segmentos.

Esses segmentos têm efeitos sazonais, então preciso fazer um índice a partir do acumulado, não do valor do mês.

Imaginando dados de 2015 até 2017, tendo base 2015, eu queria que:

jan'16 = jan'16/jan'15*100,

fev'16 = jan+fev'16/jan+fev'15*100, e por aí em diante, removendo assim o fator sazonal dos fatores.

Esse guia aqui é muito bom e funciona quando os índices não têm fatores sazonais. Segue uma imagem de como fica meu gráfico com ele, vê-se claramente os efeitos sazonais nessa linha rosa.

Capture.PNG

O código para esse gráfico é:

=Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg)/

(sum(total <Segments>{$< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} if(monthname(Date_SEG)=monthname(min(total Date_SEG)),VolSeg))/100)

Nesse outro guia, usar a função top também funciona, mas como tenho uma "subdimensão" da data (segmentos), então a função acaba considerando meu primeiro segmento como base, como podemos ver nessa outra imagem abaixo.

Capture.PNG

O código para esse gráfico é:

=Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg)/

top(Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg))*100

(adicionar "total <Segments>" não ajudou no caso da função top.

Agradeço qualquer ajuda possível!