Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ivanilsonn
Contributor II
Contributor II

Expressão para "Metas" diferentes no campo Efeitos Visuais

Metas.PNG   Pessoal,

Estou fazendo um "dashboard" e surgiu um problema. Cada pertinência tem uma meta específica para Efic. Operacional e Disp. Mecânica.  Existe alguma expressão que eu possa usar que faça esse critério individual por pertinência no campo de Efeitos Visuais ?




Exemplo: NIVELAGEM : Efic. Operacional 50% | Realizou 55% | Ficaria green

                 P.SOLO SIST: Efic. Operacional  78% | Realizou 75% | Ficaria red

OBS: O cálculo de (Efic. Operacional e Disp. Mecânica) é feito por expressão e a meta teria que imputar, estava pensando em criar uma variável.



Pesquisei na comunidade e não encontrei alternativas.


Agradeço desde já.

Sistema utilizado: Qlikview 12

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Ao invés de usar os Efeitos Visuais, use a Cor de fundo da Expressão

Dai pode montar algo do tipo

IF(PERTINENCIA='NIVELAGEM' and Column(1) < 0.50, LightRed(),

IF(PERTINENCIA='NIVELAGEM' and Column(1) > 0.50, LightGreen(),

IF(PERTINENCIA='P SOLO SIst' and Column(1) < 078, LightRed()

)))

Dicas:

  1. Cuidado com os parenteses, a expressão pode ficar meio extensa
  2. Se precisar de RGB() de cores pode usar esse site https://flatuicolors.com/

View solution in original post

7 Replies
Thiago_Justen_

Bom dia Ivanilson.

Eu criaria uma variável para receber a comparação entre operacional e realizado. Desse modo a formatação de cor da fonte pode receber o valor dessa variável.

Ex.:

vEstilo:

If($(vOperacional)>=$(vRealizado),lightgreen (30),lightred (30))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Claro que, no lugar de vOperacional e vRealizado entrariam suas medidas.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Clever_Anjos
Employee
Employee

Ao invés de usar os Efeitos Visuais, use a Cor de fundo da Expressão

Dai pode montar algo do tipo

IF(PERTINENCIA='NIVELAGEM' and Column(1) < 0.50, LightRed(),

IF(PERTINENCIA='NIVELAGEM' and Column(1) > 0.50, LightGreen(),

IF(PERTINENCIA='P SOLO SIst' and Column(1) < 078, LightRed()

)))

Dicas:

  1. Cuidado com os parenteses, a expressão pode ficar meio extensa
  2. Se precisar de RGB() de cores pode usar esse site https://flatuicolors.com/
mauroponte
Creator II
Creator II

Ivanilson,

Existe na base de do dados do seu sistema uma tabela que contenha os percentuais de metas de cada tipo de pertinencia? Se existir eu sugiro que você adicione essa tabela ao modelo de dados do Qlik e busque o percentual dessa tabela para a definição da dor de fundo da expressão. Dessa forma se ocorrer inclusões de novos tipos de pertinencia, ou alterações no cadastro não seria necessário mexer na expressão da cor de fundo.

Caso voce nao tenha as informações em alguma tabela para incluir no modelo do Qlik eu faria conforme o Clever orientou.

ivanilsonn
Contributor II
Contributor II
Author

Mauro,

Não tenho imputado. Vou experimentar o modelo do pessoal.

Obrigado pela atenção.

ivanilsonn
Contributor II
Contributor II
Author

Thiago,

Minha fórmula abrange todas as pertinência como segue abaixo:



Eficiência operacional

Sum({$<[Pertinencia hist]={'P.SOLOTRATOR','P.SOLO SIST','SIS.VIAR-MAQ','SIS.VIAR-ROLO','NIVELAGEM'},[Cd equipamento]-={'1005','1006','1007','1008','1009','1012','1013','1016','1017','1018','1036','4024','4058','4761','4779','4900','14024','14734','14736','14759'},[Grupo Operação (Cod.)]={'5'}>}[Hr operacionais])/Sum({<[Pertinencia hist]={'P.SOLOTRATOR','P.SOLO SIST','SIS.VIAR-MAQ','SIS.VIAR-ROLO','NIVELAGEM'},[Grupo Operação (Cod.)]={'5','2'},[Cd equipamento]-={'1005','1006','1007','1008','1009','1012','1013','1016','1017','1018','1036','4024','4058','4761','4779','4900','14024','14734','14736','14759'}>}[Hr operacionais])

Estou com algumas dúvidas

Na situação de criar essa variável, como consigo distinguir pelas pertinências ?  Cada pertinência tem o seu realizado diferente!? como faço ?  E como consigo colocar isso em uma tabela similar a que fiz ?

ivanilsonn
Contributor II
Contributor II
Author

RESULTADO.PNG

Clever!

Deu certo, muito obrigado.

OBS: Os dados foram pegos aleatoriamente para proteção.

Uma curiosidade:  Aconteceu uma situação inusitada, quando testava a fórmula individualmente, uma pertinência não dava certo, porém, quando finalizei a expressão com todas as pertinências. Aquela pertinência que não dava certo, funcionou! Alterei a meta para testar e estava normal.

Acontece esse "Bug" as vezes em outras ocasiões ?