10 Replies Latest reply: Mar 13, 2018 1:24 PM by Pamela Silva RSS

Mapa de SAFRA

Pamela Silva

Pessoal, boa tarde!

Preciso montar um mapa de Safra conforme imagem abaixo:

Na coluna preciso ter o mês/ano de cadastro do cliente e na linha superior o mês/ano da compra.

Preciso saber que dos 17 clientes cadastrados em junho voltaram a efetuar compra em Julho; desses 17 clientes 11 tbm compraram em agosto... e assim por diante.

Basicamente seria saber a retenção de clientes mês a mês.

É possível?

Capturar.PNG

• Re: Mapa de SAFRA
          Thiago Justen Teixeira

Pamela,

É absolutamente possível fazer o que queres. Contudo, se possível, será que você poderia nos enviar um app de exemplo, ou ainda, um planilha com a estrutura dos dados usados e uma amostra de dados (sugiro que sejam fictícios) para que possamos desenvolver sobre isso?

Abs e Sucess!

Pamela Silva

Olá, Thiago!

Consegui resolver, veja:

Capturar2.PNG

Porém, tenho o seguinte cenário:

Tenho clientes que já compraram e só depois se cadastraram no clube de vantagens.

Ex.: Ana fez a primeira compra em jan/2017 mas só se cadastrou em ago/2017. Preciso que a Ana só seja contabilizada a partir da data de cadastro dela, ou seja, a partir de ago.

Para isso, fiz um IF mas queria resolver com SetAnalysis.

=IF(TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO,

Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT %ID_CLIENTE))

Vc sabe como fazer essa comparação no SetAnalysis?

=Count({<%ID_CLIENTE-={0},  TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO >}DISTINCT %ID_CLIENTE))

Douglas QlikSense

Pessoal,

Podem explicar a construção do gráfico? Foi utilizada um objeto tabela dinâmica?
              Estou tentando replica o gráfico no QlikSense, até agora sem sucesso. Minha regra de negócio

e semelhante a da pamelastephanie .

Pamela Silva

Olá, douglas_sense !

É um gráfico tabela dinâmica sim, por conta do pivoteamento.

Para a construção eu utilizei 2 dimensões que representam o tempo: as linhas é o MêsAno de cadastro do cliente presente dentro da tabela de Cliente; as colunas é o MêsAno em que estes clientes compraram e o campo está presente dentro da dimensão de Tempo que liga na Fato de Vendas.

Então joguei essas duas dimensões e na expressão joguei basicamente um Count(distinct ID_CLIENTE) com alguns set analisys da minha regra.

Douglas QlikSense

Pamela,

Obrigado pela resposta.

Para realizar o calculo da quantidade de clientes?  "Count(distinct ID_CLIENTE)"  - Não foi preciso usar um ABOVE ou outro comando similar? Essa distribuição entre os meses de (Comprara) ocorre "naturalmente"?

Você utilizou ali qlikview ou qliksense?

Obrigado.

Pamela Silva

Olá, douglas_sense, desculpe pela demora!

Então, não precisei usar nenhuma função Above ou semelhante, a única regra que eu fiz dentro de um SetAnalisys que faz um cout(distinct %id_cliente) foi contar somente aqueles clientes onde o MêsAno (dim_tempo) fosse maior ou igual a data da primeira compra do cliente (dim_Cliente).

Coloquei essa condição pq há clientes que só compram depois da data de cadastro, e eu queria ver quantos clientes realizaram a primeira compra naquele mês e quantos voltaram a comprar nos meses posteriores.

=Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT  If( TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_PRIMEIRA_COMPRA_MESANO, %ID_CLIENTE))